Com o registro especial, já em vigor, o tradicional evento religioso passa a figurar no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações do Ipac
Foi publicado na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial do Estado o decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que oficializa a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como patrimônio imaterial da Bahia.
Com o registro especial, já em vigor, o tradicional evento religioso passa a figurar no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA).
“Entregamos um marco muito importante hoje que foi tornar essa festa uma cultura imaterial, representando assim a nossa história, cujo decreto sai essa semana no Diário Oficial”, declarou o governador, no domingo (6), durante agenda no município de Bom Jesus da Lapa.
Em 2023, a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa completa 332 anos. A previsão é que os festejos reúnam 700 mil pessoas e injetem mais de R$ 1 milhão na economia local.