Início » BAHIA DA CULTURA > Na Bahia, estudantes desenvolvem canudo sustentável feito a partir do chocolate

BAHIA DA CULTURA > Na Bahia, estudantes desenvolvem canudo sustentável feito a partir do chocolate

por Ornan Serapião
1 minutos para ler

Unindo preservação ambiental, criatividade e aprendizado prático, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio de Contas, localizado no município baiano de Ipiaú, desenvolveram o projeto “Choconudo: canudo comestível de chocolate como estratégia para redução dos resíduos plásticos no meio ambiente”.

Criada por Ana Clara Santos Pereira e Ana Clara Santana Pereira, concluintes do curso técnico em Agroindústria, com a orientação das professoras Maysa Lobo e Rosilma Rodrigues, a iniciativa busca substituir os canudos plásticos descartáveis, grandes poluentes dos oceanos e ameaça à fauna marinha, por canudos comestíveis, feitos à base de chocolate ou frutas, que podem ser consumidos após o uso.

“Nosso objetivo foi desenvolver uma solução inovadora e funcional, sem gerar impactos negativos ao meio ambiente. A criação dos canudos exigiu diversas etapas de pesquisa e testes, buscando um produto que fosse, ao mesmo tempo, sustentável e atrativo para o mercado. Optamos pelo sabor chocolate como principal por ser amplamente apreciado e por ter relação com a nossa formação no curso de Agroindústria, que possui foco na produção do mesmo”, explica Ana Clara Santos.

Para o futuro, as estudantes pretendem ampliar o catálogo de sabores e aprimorar a durabilidade do produto. “Queremos desenvolver novas opções com sabores de frutas para agradar diferentes paladares. Além disso, estamos trabalhando para aumentar a conservação do canudo sem perder suas qualidades comestíveis, permitindo que ele se mantenha fresco e resistente por mais tempo, mesmo em ambientes quentes”, afirma.

(Luana Veiga /Alô Alô Bahia)

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário