O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa completa 25 anos de serviços prestados em Itabuna. Para celebrar o aniversário, o vereador Israel Cardoso (PMN) assina sessão especial na Câmara. O ato, no Plenário Raymundo Lima, está marcado para 14 horas da próxima terça-feira (28).
Órgão do controle social, o conselho se encarrega de zelar para que seja cumprido o Estatuto do Idoso, documento que estabelece, sobretudo, os direitos da chamada terceira idade. Assim, o setor fica encarregado de receber denúncias sobre maus-tratos e promover ações voltadas para garantir o bem-estar daquele público.
“A sessão é uma homenagem não só ao Conselho, mas também a todos os idosos da cidade; um momento de se discutir o presente e os problemas enfrentados por eles, como a locomoção e o desrespeito aos seus direitos”, comentou o edil, que é assistente social por formação.
Conforme o censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há 186.708 habitantes em Itabuna. Desse total, 32.974 (17,7%) são idosos. Uma parcela considerável da população, cujas necessidades devem ser supridas pelo poder público.