Por Voz da Bahia
Parte do teto da Igreja São João de Deus, em Cachoeira, desabou na noite de domingo (23). O templo religioso, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estava fechado para visitação há seis meses, segundo a Defesa Civil da cidade. Ninguém ficou ferido.
O desabamento de parte do telhado aconteceu por volta das 20 horas de domingo. Na manhã desta segunda-feira (24), a Defesa Civil realizou uma vistoria na Igreja. Segundo Pedro Erivaldo da Silva, coordenador da Defesa Civil, há risco de que todo o teto desabe. A igreja fica localizada na praça Doutor Aristides Milton, no Centro da cidade.
“Realizamos uma vistoria preliminar e vamos encaminhar um relatório a todos os órgãos responsáveis o mais rápido possível porque o estado é deplorável. A qualquer momento, todo o telhado pode desmoronar”, afirma. A igreja integra o complexo da Santa Casa da Misericórdia de Cachoeira. A reportagem tenta contatar os responsáveis pelo templo.
A igreja foi fundada em 1729 e funcionava como o antigo Hospital da Caridade de Cachoeira. Foi criado pelo frei Antônio Machado de Nossa Senhora de Belém. Em 1754, a ordem de S. João de Deus, de Lisboa, recebeu o imóvel por doação, passando à Santa Casa da Misericórdia, em 1826. Por Voz da Bahia