A Vigilância Sanitária de Itabuna (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sindicato dos Comerciários e o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizaram uma ação conjunta de fiscalização nos estabelecimentos da cidade para vistoriar a estrutura física e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que garantem a segurança do trabalhador.
A ação foi realizada nos meses de Agosto e Setembro, quando foram vistoriados supermercados, lojas da Avenida do Cinquentenário, do Centro Comercial e do Shopping Jequitibá. O objetivo foi identificar irregularidades na adequação de estrutura física e nos equipamentos de segurança ao trabalhador.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, os representantes das empresas identificadas com alguma irregularidade precisaram assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com prazo no máximo de 30 dias para regularização.
“Estamos nos reunindo com cada proprietário, advogado, ou representantes dos estabelecimentos que apresentaram irregularidades para assinar o TAC que tem o prazo de 30 dias. Mas caso haja uma irregularidade que demande mais tempo para correção, estendemos o prazo”, destacou Yeda Lomes.
E completou: “Nós conseguimos um bom resultado, pois essa ação é uma soma do trabalho da Vigilância Sanitária, com o Cerest e o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, por isso nos unimos para ter melhores resultados”, pontuou a coordenadora.