Início » A SAÚDE DO PRESIDENTE: “Em breve de volta a campo”, tuita Bolsonaro após segunda noite internado

A SAÚDE DO PRESIDENTE: “Em breve de volta a campo”, tuita Bolsonaro após segunda noite internado

por Ornan Serapião
5 minutos para ler
16/07/2021 INSTAGRAM @jairmessiasbolsonaro via REUTERS

Presidente Jair Bolsonaro caminha em corredor do hospital Vila Nova Star

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro tuitou uma foto nesta sexta-feira em que aparece caminhando num corredor do hospital em que está internado em São Paulo, acompanhada de um texto em que o presidente afirma que logo retomará as atividades normais.

“Em breve, de volta a campo, se Deus quiser! Muito fizemos, mas ainda temos muito a fazer pelo nosso Brasil! Obrigado pelo apoio e orações. Um forte abraço a todos!”, escreveu Bolsonaro no Twitter junto com a publicação da foto, em que aparece caminhando no hospital e arrastando um suporte hospitalar de bolsas ligadas a acessos no pescoço do presidente.

Pouco após a postagem no Twitter do presidente, boletim médico divulgado pelo hospital Vila Nova Star informou que Bolsonaro permanece evoluindo bem, mas segue sem previsão de receber alta.

“O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, passa bem e permanece evoluindo satisfatoriamente, com a conduta médica inalterada. O presidente segue sem previsão de alta hospitalar”, afirma o boletim médico do hospital, localizado na zona sul da capital paulista.

Bolsonaro passou a segunda noite no hospital, onde chegou transferido na tarde de quarta-feira depois de dar entrada na madrugada do mesmo dia no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, por causa de fortes dores abdominais causadas por um quadro de obstrução intestinal.

Na quinta-feira, o presidente teve retirada uma sonda nasogástrica que estava usando e os médicos informaram que esperavam iniciar a alimentação de Bolsonaro nesta sexta.

Também na quinta, Bolsonaro disse em entrevista à RedeTV que uma cirurgia para desobstruir o intestino está afastada e que poderia ter alta hospitalar nesta sexta.

Nesta sexta, o quarto filho do presidente, Jair Renan, publicou uma foto em sua conta no Instagram ao lado da cama do pai, que está deitado no leito hospitalar.

Também nesta sexta, o ministro-chefe da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, publicou uma foto no Twitter em que aparece conversando com o presidente por chamada de vídeo no celular e diz ter despachado com Bolsonaro.

AGENDA CANCELADA

Devido à internação, Bolsonaro cancelou reunião que teria na quarta-feira com os chefes dos demais Poderes que visaria acalmar os ânimos, após o presidente fazer declarações recentes com ameaças à realização da eleição do ano que vem, quando ele deve tentar a reeleição.

Bolsonaro também cancelou sua ida a Manaus nesta sexta e a participação em um passeio de motocicleta na capital amazonense no sábado. Ele tem participado deste tipo de evento, batizados de motociatas, e geralmente sobe o tom de ataques contra adversários ao discursar a apoiadores nesses passeios.

Desde que tomou uma facada durante a campanha eleitoral para Presidência, em setembro de 2018, o presidente fez quatro cirurgias como consequência do atentado, incluindo uma realizada logo após o ataque e uma emergencial uma semana depois para corrigir aderências das paredes do intestino.

Em 2019, foram mais duas. Em janeiro, para retirada da bolsa de colostomia, e outra em setembro, para correção de uma hérnia na incisão da cirurgia. Recentemente, o próprio presidente afirmou que teria que fazer mais uma, para correção de uma nova hérnia, mas não chegou a marcar uma data.

Ministros afirmaram que a obstrução intestinal sofrida por Bolsonaro também tem relação com o atentado que sofreu.

Bolsonaro passou por mais duas cirurgias sem relação com a facada. Uma delas, para retirar pedras nos rins. A outra, uma vasectomia. (istoé)

Postagens Relacionadas