Por Olívia Coutinho
Só é feliz verdadeiramente, quem crê em Jesus! Crer Em Jesus, não significa saber que Ele é Deus, isto, até o inimigo sabe, crer em Jesus, é comprometer-se com a sua causa, é colocar a sua segurança Nele… Quem crê verdadeiramente em Jesus, está aberto ao perdão, à partilha, enfim, quem crê em Jesus, faz o que Ele fazia, ama do jeito que Ele amava!
No evangelho desta Quinta-Feira da 3º Semana da Páscoa, Jesus disse à multidão: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai.” É o Pai quem nos atrai, mas é o Filho quem nos possibilita conhecer o Pai, ou seja: o nosso foco é o Pai, o caminho para chegarmos ao Pai é o Filho! Portanto, Pai e Filho, estão intimamente ligados.
Antes de conhecer Jesus, a imagem que tínhamos de Deus, era de um Deus que castigava, que ficava à espreita, pronto para nos pegar em alguma falha, um Deus totalmente diferente do Deus amor, do Deus que é Pai, revelado por Jesus…
Na sua humanidade, Jesus se fez alimento alimentando a esperança dos sofredores dos muitos desesperançados. E no Pão eucarístico, Ele perpetua a sua presença em nós, passando a agir em favor dos que sofrem, através de quem se alimenta Dele.
“…Quem crê possui a vida eterna.” É importante observarmos: Jesus fala no presente: “Quem crê.” Com esta afirmação, Ele quer nos dizer, que a nossa vida eterna, começa a ser construída no aqui e no agora, o nosso passado fica para trás…
“Eu sou o pão vivo descido do céu.” Com a expressão “eu sou” Jesus se apresenta como o Pão que dá a vida eterna a quem crê e Dele se alimenta! Essa é a diferença entre Ele e o maná do deserto, o maná, sustentou o povo temporariamente, quem dele comeu, morreu, enquanto que quem se alimenta do Pão da vida que é Jesus, fica saciado para sempre, não morrerá jamais…
Quando Jesus diz: “Quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu Nele” aumenta em nós, a responsabilidade de darmos continuidade a sua presença aqui na terra!
“Eu sou o Pão que desceu do céu”… Acolher esta verdade, é viver o mistério da fé, é estar em comunhão com o Cristo nesta vida, na certeza de permanecer em comunhão com Ele na eternidade.
Alimentar do Pão da vida que é Jesus, é ser a extensão do seu amor aqui na terra…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho