Por Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
Jesus nos oferece todas as condições para que possamos assumir a nossa missão. Quanto aos riscos, não precisamos temê-los, pois quem caminha sobre o olhar atento de Jesus, caminha com segurança, pois tem a certeza, de que Ele nunca o perderá de vista!
O evangelho deste Sábado, nos coloca na barca de Jesus, enfrentando os mesmos desafios que os primeiros discípulos tiveram que enfrentar na primeira travessia que tiveram que fazer…
O texto chama a nossa atenção sobre a essencialidade da fé! Sem uma fé firme, com raízes profundas, é impossível superar os desafios do seguimento à Jesus!
Assim como os primeiros discípulos tiveram dificuldades em atravessar para outra margem, como determinou Jesus, nós também, temos dificuldades em sair de nós mesmos, para irmos ao encontro do outro!
Depois da multiplicação dos pães, Jesus manda os discípulos entrarem na sua barca e irem sozinhos para outra margem, isto é: a irem ao encontro de outros povos. Podemos dizer, que Jesus já estava preparando estes discípulos para caminharem sem a sua presença física. Até então, eles eram totalmente dependentes da presença de Jesus, o que não podia continuar, afinal, seriam eles, os responsáveis em conduzir sua barca, ou seja: a sua Igreja, após a sua volta para o Pai.!
Em obediência a Jesus, os discípulos, mesmo inseguros, entram na barca e seguem mar à dentro. Mas Jesus, não os perde de vista, observa-os de longe, assim como os pais observam seus filhos quando eles começam a dar seus primeiros passos!
Vendo os discípulos em apuros, devido ao uma forte tempestade em alto mar, Jesus vai ao encontro deles andando sobre as águas!
É bom lembrarmos: a imagem de Jesus andando sobre as águas representa o seu poder sobre as forças da natureza, evidenciando sua divindade e o controle absoluto que Ele tem sobre todas as circunstâncias. Ao ver Jesus se aproximando, deles andando sobre as águas, os discípulos, tomados pelo o medo e pela perplexidade, revelam a fragilidade da fé humana diante as adversidades. Entretanto, Jesus os tranquiliza, dizendo: “Sou eu; não tenhais medo.” Essas palavras de Jesus, nos convidam a confiar plenamente no Senhor, mesmo quando tudo ao nosso redor parece ameaçador.
Se algum dia, formos surpreendidos pelas ondas do mar revolto, não desesperamos, busquemos Jesus que virá anos socorrer! Ele não mais virá andando sobre as águas, como foi ao socorro dos discípulos, mas virá escondido no coração de alguém, isto é, no coração de um amigo, ou até mesmo no coração de um desconhecido. Estejamos certos: Depositar a nossa confiança em Jesus, é assinar o nosso seguro de vida…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho