Por Olívia Coutinho
Hoje, a Igreja celebra liturgicamente, a Anunciação do Senhor! Vamos imaginar que Maria tenha ficado grávida hoje, e que daqui a nove meses, o seu filho Jesus, irá nascer…
A narrativa do Evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, mostra-nos que os planos de Deus, não seguem a lógica dos homens. Deus não quis entrar no mundo por si só, aparecer do nada, Ele quis depender de um abrigo humano, do ventre de uma mulher, se fazer pequeno como um de nós! A escolhida para fazer este caminho, para ser o seu berço humano, foi Maria, uma humilde jovenzinha que morava numa cidadezinha chamada Nazaré, situada aos redores da Galileia! Foi a esta jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, que Deus enviou o seu mensageiro para fazer-lhe uma proposta desafiadora: gerar o Filho de Deus, àquele que viria libertar o povo das mãos do inimigo, isto é: da escravidão do pecado.
No encontro do anjo Gabriel com Maria, o horizonte humano se alargou, o sim de Maria, abriu novas perspectivas para a humanidade… O projeto de Deus, para salvar a humanidade corrompida pelo o pecado, começa a se desenvolver a partir deste sim!
Na sua humildade, Maria estava longe de compreender o projeto de Deus que começaria a se desenvolver através dela, tudo o que lhe fora comunicado pelo Anjo, era grande demais para sua compreensão, mas mesmo sem compreender, Maria não hesitou em dar o seu “sim” a Deus. As incertezas de Maria, deram lugar a certeza, quando o Anjo lhe revelara a promessa de Deus dizendo-lhe, que o Espírito Santo lhe daria total assistência no processo da encarnação.
Confiante, de que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente a missão que Deus lhe confiara, Maria abraçou por inteiro o projeto de Deus.
Com o “sim” de Maria, o sonho de Deus se concretizou, iniciou-se a construção de um novo Reino, um Reino de amor de justiça e de paz!
Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus por tamanho amor, é responder ao seu chamado com o “sim” de Maria, um sim sincero, que não fique somente na palavra, mas que a exemplo dela, nos coloque em movimento, a serviço do Reino!
Para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós, basta nos colocarmos diante Dele como servos, como fez Maria: Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”
Com Maria e como Maria, apresentemo-nos a Deus com o firme propósito de dar Ele o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida nova para todos!
Com o seu exemplo, Maria nos ensina um jeito simples de sermos de Deus, que é sendo inteiros no amor! Ela foi inteira no amor ao realizar a vontade de Deus, abrindo mão de todos os seus projetos pessoais para viver o projeto de Deus!
A oração proferida pelo Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, ainda hoje, está na boca e no coração de todos aqueles que veem em Maria, a ternura materna do Pai!
Ave Maria cheia de graça…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho.