Por Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
O evangelho proposto para a nossa reflexão nesta Terça-Feira da Oitava da Páscoa, começa dizendo que Maria Madalena, estava do lado de fora do túmulo e que enquanto chorava, ela, olhando para dentro do túmulo, vê dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido colocado o corpo de Jesus. Esses anjos, perguntam a ela: “Mulher, porque choras?” Ela responde: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” Completamente desolada, Maria Madalena, nem percebe que àquele, a quem ela procurava morto, estava vivo, bem próximo dela! Maria Madalena, que contentava em ter o corpo de Jesus, de volta ao tumulo, não se deu conta, de que Jesus estava ali, vivo, diante de seus olhos, eram suas lágrimas, que a impedia de vê-lo até que Ele, lhe dirige a palavra: “Mulher porque choras? A quem procuras?” Voltando-se para Jesus, Maria Madalena, que antes o confundira com o jardineiro, exclama: “Rabuni” que quer dizer: Mestre. Então, Jesus diz a ela: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai.” Em seguida, Jesus confere a ela, uma nobre missão: anunciar aos discípulos a sua ressurreição!
Maria Madalena, uma mulher discriminada, foi a primeira pessoa a ter um encontro com o Ressuscitado, a ser a primeira anunciadora da mais bela notícia que já se ouviu aqui na terra: “JESUS CRISTO RESSUSCITOU ELE VIVE ENTRE NÓS!”
Diante o sofrimento, ficamos tão atordoados que nem enxergamos as coisas boas que Deus coloca diante de nós. Quantas vezes, nos sentimos desanimados, abatidos e não enxergamos a presença de Jesus diante de nós e o pior: quando o confundimos com um “jardineiro” como Maria o confundiu.
Por maior que seja o nosso sofrimento, não deixemos nos sucumbir, confiemos no Cristo ressuscitado, Ele tem o poder de transformar nossas noites escuras em dias claros, nossas lágrimas em sorrisos… Entreguemos ao Ressuscitado, todas as nossas dores, nossas angustias, na certeza de que Ele, transformará tudo o que nos é desfavorável em benefícios para nós, em trampolim, para a nossa ascensão…
Nunca esqueçamos: por mais sombrio que seja os nossos dias, o sol nunca deixará de brilhar em nossa vida, pois o nosso sol é Ele: o Cristo ressuscitado!
Ressuscitamos com Jesus, quando trocamos a escuridão dos túmulos vazios, pela a luz de um novo dia: Luz que é Jesus…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho