“O enfrentamento a dengue exige ações imediatas e coordenadas para garantir a assistência e o acolhimento adequado aos pacientes de Vitória da Conquista”, afirma Fabrício Falcão.
Vitória da Conquista está enfrentando uma grave epidemia de Dengue, já foram registrados mais de 10 mil casos da doença, o Governo do Estado da Bahia solicitou que o município intensifique as ações de combate ao mosquito e amplie o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue.
“O enfrentamento a dengue exige ações imediatas e coordenadas para garantir a assistência e o acolhimento adequado aos pacientes. Toda a rede da atenção básica de Vitória da Conquista deve funcionar com a ampliação do horário de atendimento, com todas as equipes seguindo os protocolos. Se os postos de saúde não atendem a demanda, é impossível acreditar que os hospitais e UPAs darão conta.
A Prefeitura de Vitória da Conquista precisa agir imediatamente com ações estratégicas nas unidades de saúde para oferecer a assistência humanizada e necessária nesse momento crítico do avanço da epidemia. Não podemos aceitar essa triste realidade que os pacientes de Vitória da Conquista estão sendo submetidos”, afirmou Fabrício Falcão.
De acordo com o ofício direcionado à Prefeitura de Vitória da Conquista pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia a orientação é a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Além da Dengue, quase 2 mil casos de Chikungunya e Zika foram também identificados, aumentando a urgência de uma resposta imediata.
Mais de R$ 19 milhões já foram destinados pelo Governo do Estado com iniciativas que incluem a aquisição de novos carros de fumacê e a distribuição de 12 mil kits para agentes de Combate às Endemias em toda a Bahia. Em Vitória da Conquista, medidas específicas foram implementadas, como a liberação de veículos de fumacê, capacitação de profissionais e a instalação de 20 novos leitos de hidratação na UPA