Por Olívia Coutinho
O evangelho que nos é apresentado nesta Sexta-Feira da 5º Semana da Quaresma nos coloca à poucos passos de “Jerusalém!” Depois de amanhã, celebraremos o Domingo de Ramos, quando entraremos com Jesus em Jerusalém, onde será consumada a sua trajetória terrena!
Os que acompanharam a liturgia ao longo desta última semana da Quaresma, puderam ver, que durante estes dias, os evangelhos mostraram várias ameaças à Jesus por parte dos judeus, o que continuamos vendo no texto de hoje.
As obras realizadas por Jesus, os muitos sinais de sua divindade, não foram suficientes para que esses judeus cressem Nele, mas mesmo assim, Jesus não desiste deles, Ele insiste e espera pela conversão destes seus adversários.
“Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?’ É o que Jesus perguntou aos judeus que queriam apedreja-lo.
Ao que eles responderam à Jesus: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!’
Ao ser ameaçado de apedrejamento, Jesus, na sua sabedoria divina, mais uma vez, se livrou das mãos destes inimigos, afinal, a sua hora ainda não havia chegado.
Certamente, o que doeu mais em Jesus, não foram as muitas humilhações, as ameaças, perseguições e sim, a tristeza de ver, a que ponto, pode chegar à maldade humana: levar à morte, um inocente…
O que aconteceu com Jesus, as maldades, as injustiças, continuam acontecendo nos dias de hoje, há muitas pessoas, que se dizem cristãs, mas vivem apedrejando jesus, com atitudes contrárias a vida. Tenhamos em mente: tudo o que fazemos ou deixamos de fazer ao nosso irmão, é a Jesus que fazemos ou deixamos de fazer…
Neste finalzinho do tempo Quaresmal, façamos um exame de consciência: temos feito alguma coisa que desagrada à Deus? Alguma atitude que agride Jesus? Pensemos nisso…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho