Eduardo Esmael Brito, conhecido pelos apelidos de “Dudu”, “Paulista” ou “Mentiroso”, de 44 anos, morreu em confronto com policiais do estado de Goiás, nesta sexta-feira (1º). Ele era um dos criminosos mais procurados do estado da Bahia, apontado como um dos maiores assaltantes de banco do país. As informações são do TV CMN Oficial.
O que aconteceu:
Eduardo Brito foi interceptado pelos policiais da Companhia de Policiamento Especializado Águas Lindas (CPE), na altura do quilômetro 01, as margens da BR-070. Ele desobedeceu ordem de parada, abandonou uma motocicleta e tentou fugir a pé atirando na guarnição.
Ao entrar na área de mata, os policiais iniciaram perseguição ao criminoso, e na troca de tiros, ele levou a pior.
Eduardo chegou a ser socorrido e foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Hospital Municipal de Bom Jesus, mas não resistiu aos ferimentos.
Explosivo encontrado em imóvel de “Dudu”
Na residência dele foram encontrados diversas ferramentas, chaves, e material explosivo, totalizando aproximadamente um quilo de emulsão encartuchada. O Bope – Batalhão de Operações Especiais, foi acionado para retirar o artefato do imóvel em segurança.
Dudu é natural de Serrinha, na região de Feira de Santana. Durante sua vida pregressa, chegou a se especializar através de um curso feito na Argentina, para usar equipamento adequados no arrombamentos a caixas eletrônicos.
Com o uso de documentos falsos, Dudu conseguiu por muitos anos despistar a policia.
Assalto ao banco de Irecê
Eduardo teria participado da tentativa de assalto ao banco em Irecê em 2017, sendo denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, juntamente com outras cinco pessoas, por associação criminosa e outras práticas delituosas.