Por Olívia Coutinho
No evangelho que nos é apresentado nesta Terça-Feira da 1º Semana da Semana da Quaresma, Jesus faz severas críticas à certas formas de rezar, destacando a importância da sinceridade e da autenticidade na nossa comunicação com Deus.
Ao nos ensinar a Oração do Pai Nosso, Jesus nos oferece um modelo seguro de como devemos dirigir a Deus, nos lembrando, de que Deus conhece as nossas necessidades antes mesmo de as expressarmos. Portanto, para sermos ouvidos por Deus, não precisamos fazer orações longas, discursivas, aos gritos e nem achar que por força das nossas muitas palavras, os nossos pedidos sejam atendidos.
Na oração do Pai nosso, Jesus ressalta a importância do perdão, enfatizando que, assim, como esperamos que Deus nos perdoe, também devemos perdoar aqueles que nos ofenderam. Essa ênfase no perdão, reflete a centralidade do amor.
Se colocarmos em prática, cada palavra da oração do Pai Nosso, estaremos trilhando o caminho da santidade…
Nossa oração, deve ser sincera, deve brotar do nosso coração, ter um vínculo profundo com o nosso desejo de conversão.
É importante ressaltarmos: nem todas as orações chegam a Deus, quando rezamos egoisticamente, sem o propósito de mudança, nossa oração não chega a Deus…
Jesus nos ensina a rezar, mas Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas, não nos obriga a nada, simplesmente nos propõe uma vida feliz em sintonia com o Pai, através deste contato íntimo e amoroso com Ele, por meio da oração.
Toda atitude de amor, podemos dizer, que é também uma oração, pois falamos com Deus, quando vivemos o amor!
É importante conscientizarmos: Ninguém precisa enfrentar suas dificuldades sozinho tendo um Pai que o ama, que está sempre pronto para socorre-lo! Mas é bom lembrarmos: Deus não virá nos socorrer visivelmente, Ele virá escondido no coração de seus representantes, no apoio de um amigo ou até mesmo, na palavra de alerta de um desconhecido.
Tenhamos a certeza: Deus é Pai e como Pai Amoroso, Ele só quer nos amar…
Que possamos aprender com as palavras de Jesus, a crescermos na vida de oração e a nos comprometer em a realizar sempre, a vontade de Deus…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho