As chuvas em Vitória da Conquista deixaram o município em estado de alerta. O sábado (27) amanheceu com uma força-tarefa da Prefeitura em alguns pontos críticos da cidade, realizando ações emergenciais para evitar que a situação se agrave.
A prefeita Sheila Lemos (UB) concedeu uma coletiva de imprensa detalhando algumas das ações adotadas em alguns pontos da cidade. Dentre os pontos críticos estão o bairro Bateias II, onde alguns postes ameaçam cair.
”Na zona oeste foi onde mais choveu e onde nós estamos com as maiores intercorrências. No Bateias II teve muita chuva, saiu arrastando o solo e vários postes estão em perigo de cair. Nós estamos com toda a equipe, é um momento de emergência, porque se cair aqueles postes, parte da cidade vai ficar sem energia, porque aquelas são redes de transmissão”, afirmou a gestora.
Segundo a prefeita, somente de domingo até hoje, já choveu 304 milímetros na zona oeste. O volume corresponde a todo o ano de 2023.
Para os bairros que aguardam a pavimentação a gestora apresentou um balanço do que será feito quando a chuva e, principalmente, os alertas de tempestades passarem.
”No Panorama, nós já tínhamos concluído toda a drenagem, mas só podemos colocar o asfalto quando as chuvas passarem. No Bateias II, quem está acompanhando vou que nós já lançamos a licitação para a drenagem do Bateias II, Cidade Modelo, Jardim Guanabara e Vila Marina. Agora, no emergencial, assim que passar a chuva, as máquinas vão estar lá recompondo todo o pavimento, cascalhando as ruas para que as pessoas consigam sair de suas casas”, garantiu.
A precisão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de pelo menos mais 24 horas de alerta para chuvas intensas. Até lá a população deve se manter alerta e evitar deixar suas casas no momento em que as precipitações começarem.