Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
O evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, narra o encontro de Jesus com Natanael conhecido também, como Bartolomeu. Foi um encontro, que aconteceu, graças a prontidão de Filipe que quis compartilhar a sua descoberta sobre Jesus, com Natanael. “Vem ver!” Foi o que Filipe disse à Natanael. Neste encontro, quem dirigiu as primeiras palavras, foi Jesus, que mesmo sabendo da descrença de Natanael a seu respeito, lhe fez um elogio: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! Natanael, se surpreendeu com este elogio de Jesus: “De onde me conheces?” Ao que Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Antes do encontro primeiro com Jesus, Natanael se mostrava incrédulo, chegando a dizer à Filipe: “De Nazaré pode sair coisa boa?”. Foi no seu encontro pessoal com Jesus, que Ele proclamou com veemência: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”
Este episódio, vem confirmar, que não basta ouvir falar de Jesus, é preciso conhecer Jesus, ter um encontro pessoal com Ele. É a partir do nosso encontro pessoal com Jesus, nossos horizontes se alagam, nos possibilitando enxergar o que antes não víamos, a partilhar a vida que pensávamos pertencer somente a nós…
Em algum momento da nossa vida, alguém nos falou de Jesus, como Filipe falou Dele para Natanael, no entanto, a nossa adesão à Ele, só aconteceu, depois do nosso encontro pessoal com Ele…
Sigamos o exemplo de Filipe, proporcionemos a outras pessoas, a alegria de conhecer Jesus. Sejamos também, como Natanael, um cristão autentico sem falsidade, pois à Jesus ninguém engana, Ele nos conhece por dentro, sabe das nossas intenções…
O nosso encontro com Jesus, é transformador, muda-nos por inteiros, torna-nos mais flexíveis, mais amáveis, tolerantes a ponto das pessoas do nosso convívio, perceberem de imediato essa nossa transformação…
Como discípulos que deseja seguir o seu Mestre, não podemos esquecer: o nosso compromisso com Jesus é compromisso com a vida, portanto, não somos verdadeiros, quando dizemos que seguimos Jesus, mas não cuidamos do que lhe é de mais precioso: a vida humana.
Quando deixamos nos Impregnar pelo o amor de Jesus, vamos ficando parecidos com Ele, na gratuidade, nos gestos concretos de amor, no modo simples de viver…
Em Jesus, o céu se abriu e o rosto do Pai tornou visível, Jesus é a única ligação entre o céu e a terra, Nele está Deus de forma humana e o humano de forma divina…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho