Olívia Coutinho
No dia seguinte ao Natal, a Igreja faz memória a Santo Estevão. Estevão era o diácono que mais se destacava no grupo o qual fazia parte. Devido a sua pregação incisiva, ele foi detido pelas autoridades judaicas, julgado e apedrejado como blasfemador. Santo Estevão, é o primeiro mártir da História da Igreja.
No evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, Jesus, alerta os seus discípulos, quanto aos inúmeros desafios, que eles haveriam de enfrentar por eles terem aderido a sua proposta salvífica. Diz Jesus, que eles seriam entregues às autoridades, que sofreriam perseguições e seriam levados ao tribunal por causa do Seu nome. Jesus os alerta, mas ao mesmo tempo, os consola, assegurando- lhes, de que o Espírito Santo falaria por eles, ou seja: os defenderia…
A nossa fidelidade ao projeto de Deus, a nossa adesão à Jesus, pode resultar em vários tipos de conflitos, até mesmo na família, mas Jesus, assim, como encorajou os primeiros discípulos, nos encoraja também, prometendo-nos, de que, se nos permanecermos firmes, até o fim, seremos salvos.
O evangelho destaca ainda, a importância da confiança em Deus nas intempéries da vida. Aqueles que sofrem perseguições por terem abraçado a causa de Jesus, não devem se abaterem e sim, confiarem na providência dina…
Vez por outra, é importante nos questionar sobre a nossa caminhada de fé, lembrando sempre, de que o discipulado, muitas vezes, exige coragem e renúncia.
No contexto do Natal, podemos considerar, que, com o nascimento de Jesus, inaugurou uma era de redenção e reconciliação, mas também trouxe consigo a oposição daqueles que resistem à proposta de Jesus.
A todo instante, somos chamados a refletir sobre o significado profundo da fé, de uma fé comprometida com a vida!
Confiemos sempre, na promessa de salvação trazida por Jesus, salvação, que Deus concede a todos aqueles que perseverarem na fé…
Parte superior do formulário
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho