Por Olívia Coutinho
A alegria é a característica marcante de um discípulo missionário! É o que podemos constatar no evangelho de Lc10,17, versículo, que antecede o texto que vamos refletir hoje. Neste versículo, os 72 discípulos, voltam da missão, cheios de alegria, relatando a Jesus, o sucesso da missão; “Senhor até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.”
Ao tomar conhecimento do sucesso da missão realizada por estes seus enviados, Jesus exultou de alegria ao constatar, que o projeto de Deus, em favor da humanidade, começava a se desenvolver no mundo, através dos pequenos, ou seja: daqueles que esvaziam de si mesmos, para se encherem da graça de Deus.
Jesus manifesta a sua alegria, a estes discípulos dizendo: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes!”
Quando nos dispomos a anunciar o Reino de Deus, é sinal de que este Reino já está acontecendo dentro de nós.
É importante conscientizarmos: nenhum de nós, pode sentir-se fraco, incapaz de realizar algo em favor do Reino, pois se nos colocamos a disposição de Deus, o Espírito Santo vai agindo em nós! Foi o que aconteceu com os 72 discípulos enviados por Jesus, em missão. Certamente, estes discípulos, não imaginavam que dariam conta de realizar uma missão de tamanha magnitude.
Quando atendemos ao chamado de Jesus, nos colocando diante Dele como servos, Ele vai nos moldando de acordo com as nossas aptidões e quando nos damos conta, já estamos inseridos em algum grupo, ou algum movimento na nossa comunidade de fé, realizando algo que jamais imaginávamos ter condições de realizar.
Tenhamos em mente: o que nos capacita a trabalhar pelo o Reino de Deus, não é o saber humano e sim, o Espírito Santo de Deus em nós! Da nossa parte, basta apenas a abertura do coração à graça de Deus e a nossa disposição em servir.
“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos.” O testemunho destes discípulos, que se abriram a ação do Espírito Santo, deve servir de modelo para nós, eliminando de vez, o nosso receio de dizer sim ao chamado de Jesus!
A escolha destes 72 discípulos, não caíra sobre homens especiais, e sim, sobre pessoas simples, limitadas, pessoas dotadas de virtudes e defeitos, como qualquer um de nós, o que nos mostra a diferença entre os critérios de Deus e os critérios dos homens: os homens, escolhem pessoas capacitadas para exercer cargos, Deus capacita aqueles que Ele escolhe revestindo-os da sabedoria divina, possibilitando-os a exercer o cargo mais importante de todo o universo: que é de ser um servidor do Reino!
A todo instante, somos chamados a sermos operários no Reino de Deus, os pequenos, foram os primeiros a aceitarem este chamado.
Quem esvazia de si mesmo para encher-se da graça de Deus, dá testemunho de Jesus fazendo o mesmo que Ele fazia, deixando por onde passa, um recado de Deus com sua própria vida…
Quando Jesus nos chama para uma missão, o primeiro passo tem que ser nosso, os demais, Jesus caminha conosco….
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho