Sob o comando do técnico Mathaus Sodré, os atletas do Itabuna Esporte Clube iniciam oficialmente, na tarde desta segunda-feira, dia 04, os preparativos visando a temporada de 2024. O começo dos trabalhos, com a apresentação dos membros da Comissão Técnica aos novos atletas, está previsto para às 15 horas, na sede da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Itabuna. Além do técnico Mathaus, integram a comissão Gerson Sodré, auxiliar técnico; Marailton Silva Jardim, preparador físico; Maico Franco, auxiliar técnico; Vandré Neves, treinador de goleiros; Matheus Oliveira, auxiliar de preparação física, e Sassá, massagista.
A partir desta segunda-feira, dia 04, os atletas itabunenses passarão por uma série de avaliações físicas e motoras. Os exames, que terão a supervisão dos médicos Rafael Kalil Mangabeira e Edson Dantas, possibilitarão aos membros da Comissão Técnica verificar a real condição de cada atleta e, com os resultados, preparar um plano de treinamento individual para cada um. Essa etapa da pré-temporada visa deixar os atletas 100% preparados para o início dos jogos em 2024.
Neste mês de dezembro, segundo Ricardo Xavier, o “Dragão do Sul” deverá participar de duas partidas amistosas. “A primeira, no dia 14, provavelmente no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, contra o Barcelona, e outra, dia 21, em Itapitanga, contra a seleção amadora local, em comemoração aos 64 anos de emancipação daquele município”, afirmou o diretor de futebol do IEC.
Na manhã desta segunda-feira, dia 04, na AABB, o Itabuna Esporte Clube apresentou oficialmente seus novos atletas e os integrantes da Comissão Técnica. A apresentação contou com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro; do secretário de Esportes e Lazer de Itabuna, Alcântara Pellegrini; e do secretário de Esportes de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta, que representou o prefeito Mario Alexandre-Marão. O secretário Zé Silva, de Itapitanga, representou o prefeito Ró de Beto. Desde a semana passada, os perfis dos jogadores e dos técnicos estão nas redes sociais do clube.
Visando estreitar ainda mais o relacionamento com os associados, os torcedores, os parceiros e os profissionais de Imprensa, o Itabuna Esporte Clube, por meio da Diretoria de Comunicação Social e Marketing, está colocando em prática um Plano de Comunicação, que dá ênfase a uma relação institucional e profissional, dinâmica e transparente, com o uso maciço das redes sociais e dos tradicionais veículos. Durante o ato de apresentação, Ricardo Xavier, representando a diretoria, assinou contratos de parcerias com a empresa Sublime e a agência de propaganda B Ponto.
Membros da Comissão Técnica:
Mathaus Sodré – novo Técnico do Itabuna Esporte Clube para a temporada 2024. Embora tenha pouca idade, Mathaus – ex-atleta do Itabuna – tem uma vasta carreira no mundo do futebol, com passagens como auxiliar no Oeste FC, Portuguesa, Zheijiang Yiteng, da China, e Águia de Marabá, assim também como treinador no Zheijiang Yiteng, da China, e Águia de Marabá no qual se consagrou Campeão Paraense. Além disso, levou o time a Terceira Fase da Copa do Brasil.
Gerson Sodré – novo Auxiliar Técnico do Itabuna Esporte Clube para a temporada 2024. Ex-meia-atacante do Itabuna Esporte Clube no final dos anos 70 e início dos anos 80, Gerson é um dos grandes ídolos da torcida itabunense. Atleta revelado nas bases do Itabuna, ele atuou no Bahia, na Portuguesa de São Paulo, no América do Rio, no Guarani, no Ferroviária de Araraquara e no Ceará. Como auxiliar técnico, tem passagens em inúmeros clubes, entre eles Palmeiras, Botafogo, Coritiba, Ceará, São Caetano, do interior de São Paulo, e times do exterior.
Marailton Silva Jardim – novo Preparador Físico do Itabuna Esporte Clube para a temporada 2024. Formado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo, Marailton foi bicampeão baiano da Primeira Divisão pelo Atlético de Alagoinhas; bicampeão baiano da Segunda Divisão pelo Madre de Deus e pelo Jequié Conquistou o Acesso à Série C pelo Juazeirense, o vice-campeonato também pelo Atlético de Alagoinhas.
Maico Franco – novo Auxiliar Técnico do Itabuna Esporte Clube para a temporada 2024. Natural de Itabuna, Professor Maico tem 30 anos. Formado em Educação Física e graduado na Licença C – CBF Academy, atualmente cursa a Licença B para treinadores. Com passagem pelas divisões de base do Itabuna Esporte clube, seu último trabalho foi desenvolvido, neste ano de 2023, junto à equipe Sub 20 do Barcelona de Ilhéus, alcançando excelente desempenho no Campeonato Baiano da categoria. Maico Franco é um dos destaques da nossa região, com seu trabalho inovador, motivando e agregando os elencos que comanda.
Vandré Neves – novo treinador de Goleiros do Itabuna Esporte Clube para a temporada 2024. Aos 42 anos, Vandré tem uma vasta experiência no futebol, com passagens por diversos clubes do futebol gaúcho, dentre eles, Grêmio, Joinville, Santa Cruz, Glória e Avenida, tendo conquistado a Recopa Sul-Brasileira em 2009. Tem passagens pelo Vitória da Conquista e Fluminense de Feira. No Itabuna Esporte Clube, sempre se destacou pela garra e liderança, conquistando toda a torcida azulina, sendo considerado pela torcida um ídolo no gol. Como treinador de goleiros, atuou no Glória e no Avenida, ambos do Rio Grande do Sul.
Novos atletas do Itabuna Esporte Clube:
Goleiros: Andrei Ventura, de 30 anos e 1,90 de altura. Seu último clube foi o Inter de Lages, de Santa Catarina, onde atuou em duas partidas; Jorge Bartmoldy, de 22 anos de 1,95 de altura. Seu último clube foi o Glória, do Rio Grande do Sul, onde autuou por treze partidas e Patyego, de 22 anos e 1.89 de altura. Seu Último clube foi o Grapiúna, pelo qual autuou em onde jogos.
Zagueiros: Diego Augusto, de 32 anos e 1,86 de altura. Seu último clube foi o Oeste, de São Paulo, pelo qual autuou em nove jogos; Rodrigo Augusto, de 25 anos e 1,94 de altura. Seu último clube foi o Águia, de Marabá, no Pará, pelo qual atuou autuou em 23 jogos; Túlio, de 28 anos e 1,89 de altura. Seu último clube foi o 23 jogos Caucaia, do Ceará, pelo qual atuou em 23 partidas; Lucas Vital, de 24 anos e 1.95 de altura. Seu último clube foi o Fluminense de Feira, pelo qual atuou em nove jogos.
Laterais esquerdos: Caetano, de 31 anos e 1.78 de altura. Seu último clube foi o Inter de Lages, Santa Catarina, pelo qual atuou em nove jogos; Maikon, de 24 anos e 1.80 de altura. Seu último clube o Sousa, da Paraíba, pelo qual atuou em oito jogos.
Laterais Direitos: Railan Reis, de 29 anos e 1.74 de altura. Seu último clube foi o Lusa Camoinense, pelo qual jogou onze partidas; Rodrigo Ramos, de 28 anos e 1.73 de altura. Seu último clube foi o Inter de Lages, de Santa Catarina, onde atuou por oito jogos.
Volantes: Danilo Cirqueira, de 31 anos e 1.85 de altura. Seu último clube foi o Águia de Marabá, no Pará, onde atuou por 27 jogos; Joadson, de 25 anos e 1.70 de altura. Seu último clube foi o Grapiúna, de Itabuna, pelo qual atuou em onze partidas; Guilherme Ivo, de 22 anos e 1.86 de altura. Seu último clube foi o Jequié, pelo qual atuou em uma partida; Vinicius Tsumita, de 25 anos e 1.79 de altura. Último clube foi o Patrocinense, de Minas Gerais, pelo qual atuou em onze partidas; João Neto, de 35 anos e 1.82 de altura. Seu último clube foi o Itabuna Esporte Clube, pelo qual atuou em nove jogos; Gabriel Pereira, de 26 anos e 1.81 de altura. Seu último clube foi o Fluminense de Feira, pelo qual atuou em sete jogos.
Meio Campo: Wendell, de 27 anos e 1.70 de altura. Seu último clube foi o Águia, Marabá, no Pará, pelo qual atuou em 24 jogos; Jussimar, de 35 anos e 1.67 de altura. Seu último foi o Olímpico, de Sergipe, pelo qual atuou em onze jogos; Alex Chander, de 29 anos e 1.88 de altura. Seu último clube foi o Águia, de Marabá, no Pará, pelo qual atuou em dez partidas;
Atacantes: Ricardo Oliveira, de 20 anos e 1,89 de altura. Seu último clube foi Parauapebas, do Pará, pelo qual atuou em doze partidas; Kennedy Ballotelli, de 27 anos e 1.88 de altura. Seu último clube foi o América, do Rio de Janeiro, pelo qual atuou em catorze jogos; Romário, de 24 anos e 1,82 de altura. Seu último clube foi o Nova Mutum, de Mato Grosso.
Extremos: Wallace, de 27 anos e 1.88 de altura. Seu último clube foi o Oeste, de São Paulo, pelo atuou em nove jogos; Silvano, de 25 anos e 1.70 de altura. Seu último clube foi o Inter de Limeira, interior de São Paulo, pelo qual atuou em oito.
Atletas de Base: Vinicius Santos, Manoel, Guilherme Jesus e Biguinha, todos do Sub 20.