O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou, na manhã desta segunda-feira (23), as eleições na Argentina, cujo primeiro turno ocorreu neste domingo (22). Os candidatos que vão disputar o segundo turno são Sergio Massa, peronista e atual ministro da Economia argentino, e Javier Milei, nome da direita. Haddad, contudo, não citou nominalmente os políticos e disse que o governo federal acompanha o pleito no país vizinho “com interesse no Mercosul”
“Nós estamos acompanhando com interesse, por causa do Mercosul. Para nós, é importante consolidar uma integração na região. A integração regional é muito importante para o Brasil”, declarou Haddad. O segundo turno das eleições da Argentina será em 19 de novembro.
Segundo o ministro, o cenário político do vizinho pode influenciar as relações dos países do Mercosul. Massa obteve 36,68% dos votos e Milei, 29,98%, de acordo com a apuração de 98,51% das mesas eleitorais. O peronista recebeu mais votos do que nas primárias de agosto, quando ficou com 27%, contra 30% do candidato da direita. Milei era o favorito nas pesquisas. (r7)