Por Olívia Coutinho
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, descreve a movimentação de Jesus, de cidade em cidade, de aldeia em aldeia. É interessante percebemos: Jesus nunca estava sozinho, Ele estava sempre acompanhado dos discípulos.
Em todos os evangelhos, o foco é Jesus, mas não podemos ignorar a presença daqueles que caminhavam com Jesus, que conviviam diretamente com Ele. E no texto de hoje, o destaque são as mulheres, que desempenhavam um papel importantíssimo, no ministério de Jesus.
“Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.”
A menção das mulheres que acompanhavam Jesus, é notável. Elas não apenas seguiam Jesus, mas também contribuíam financeiramente para o seu ministério. O que ressalta a importância do apoio de todos nós, homens e mulheres, na propagação do anuncio do Reino de Deus…
A generosidade das mulheres citadas no evangelho, nos lembra da importância da contribuição financeira para o sustento dos trabalhos missionários…
Além disso, essa passagem, chama a nossa atenção, sobre a igualdade de gênero no contexto do ministério de Jesus. Jesus não discriminava ninguém, acolhia o apoio e o envolvimento de todos, em seu ministério.
No contexto atual, essa passagem nos desafia a reconhecer e a valorizar o papel das mulheres não apenas na igreja, mas em todas as esferas da vida. Elas têm a capacidade de serem líderes, apoiadoras e mensageiras do evangelho, assim como os homens…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho.