Por Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
O Evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, nos apresenta um momento em que Jesus lamenta a incredulidade e a falta de receptividade das pessoas em relação a Ele e a mensagem que Ele trazia. Jesus utiliza de uma metáfora para ilustrar essa situação, comparando a geração daquela época, com crianças que não conseguem se decidir sobre qual jogo brincar. Jesus lembra-os de que, quando João Batista pregava o jejum e uma vida austera, essas pessoas, o criticava e o chamava de endemoninhado. Por outro lado, quando Ele (Jesus) veio com uma mensagem de graça e alegria, essas mesmas pessoas, o rejeitaram o chamando-o de comilão e beberrão, de amigo dos cobradores de impostos.
Na narrativa, Jesus enfatiza a rigidez e a inflexibilidade da mentalidade daquelas pessoas. Elas pareciam estar sempre insatisfeitas, independentemente da mensagem que recebiam. O que ressalta a importância da abertura de coração e mente, para compreendermos e absorvermos a mensagem salvífica de Jesus.
O texto nos provoca um questionamento: como está sendo a nossa receptividade à mensagem de Jesus? Será que não estamos sendo como “crianças” apáticas, que não reconhece a sabedoria divina, expressa nos ensinamentos de Jesus?.
Jesus enfrentou muita resistência e incredulidade, mesmo realizando milagres e ensinando com sabedoria. O que nos alerta sobre o perigo de ficarmos na dependência da aprovação do outro e não comportarmos com autenticidade. Muitas vezes, somos influenciados pela opinião alheia, ou seja, não seguimos a nossa convicção interior no que se refere a fé…
Muitos de nós, somos bons, mas ficamos travados não exercitamos a bondade, ficamos só no faz de conta, na passividade …
Ao preocuparmos muito, naquilo que o outro diz a nosso respeito, corremos o risco de perdemos a nossa própria identidade.
A todo instante, somos desafiados a vivermos a fé, independentemente das opiniões alheias e a estarmos sempre abertos as mais diversas formas, que Deus usa para chegar até a nós…
Sejamos mais receptivos à sabedoria divina, a sabedoria que nos vem do alto, evitando a dureza do coração, que pode nos impedir de absorvê-la…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho