MENAGEM DOMINICAL: “…TOME A SUA CRUZ E ME SIGA.”

compartilhar

Por Olívia Coutinho

O evangelho proposto para a nossa reflexão, neste primeiro Domingo do mês de setembro, o mês da bíblia, chega até a nós como um convite a confrontarmos o nosso modo de viver, com o viver de Jesus: estamos ficando só com o lado fácil da fé, ou estamos também, abraçando a nossa cruz de cada dia, como Jesus abraçou a Dele? No texto que nos é apresentado, Jesus revela a seus discípulos explicitamente, à sua Paixão, deixando-os desapontados. A primeira reação destes primeiros seguidores de Jesus, que viviam sonhando com honrarias, foi de não aceitação da cruz. A cruz, no caminho de Jesus, soou para eles, como um fracasso. Pedro, depois de professar a sua fé em Jesus, o que vimos no Domingo anterior, quis eliminar a Cruz de Jesus, demonstrando não estar preparado para assumir a sua missão, dando a entender, que ele ainda carregava consigo, a mentalidade do mundo, alimentando dentro de si, a ideia de um Messias glorioso, mas sem a cruz. Jesus, ciente da dificuldade dos discípulos, em aceitar o desafio da cruz, repreende Pedro severamente:” Vai para longe Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensa as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens.” Ao tentar impedir que Jesus passasse pela a cruz, Pedro, talvez, inconscientemente, quis intervir nos planos de Deus, tendo uma postura semelhante a do diabo, quando tentou Jesus. (Mt4:8-10)

Ao imaginar, um Jesus glorioso, porém sem a cruz, Pedro, na sua fraqueza humana, não se deu conta, de que Jesus, era totalmente obediente ao Pai e que nada o faria desistir de sua missão. Como Filho obediente ao Pai, Jesus tinha o propósito de levar até o fim, o projeto de Deus: libertar a humanidade da escravidão do pecado.

Embora convivendo dia a dia com Jesus, participando diretamente do seu cotidiano, os discípulos tiveram muitas dificuldades em aceitar o desafio da cruz, eles só foram compreender o sentido da cruz, depois da ressurreição de Jesus! Foi a partir da ressurreição de Jesus, que eles abraçaram de vez, a cruz, fazendo o mesmo caminho de Jesus, dando a vida pela causa do Reino.

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”

Há uma grande diferença entre o que diz Jesus e o que o mundo diz, o mundo preconiza o gozo da vida sem limitações, enquanto que Jesus, nos propõe uma vida dentro do plano de Deus.

É bom não confundirmos: Jesus não coloca a vida presente e a vida futura em discursão. Ele não desvaloriza a vida presente, pelo o contrário, nos pede para que valorizemos esta vida presente, vivendo dentro do plano de Deus. É vivendo bem esta vida presente, que ganharemos a vida futura!

“Tome a sua cruz e me siga.” É importante termos em mente: Jesus nunca nos pediu algo, que ele não tivesse feito primeiro, tudo o que Jesus nos pede, Ele já o fez antes…

Que sentido terá, ganhar o mundo inteiro, se isso resultará, na perda da vida eterna?

Carregar a cruz de cada dia e seguir Jesus, continua sendo um convite à transformação de vida, a busca de uma vida centrada nos valores irrenunciáveis do evangelho…. DESEJO A TODOS UM ABENÇOADO DOMINGO!

QUE DEUS OS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *