MENSAGEM DOMINICAL: “E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?”

compartilhar

Por Olívia Coutinho

O Evangelho proposto para a nossa reflexão neste 21º Domingo do Tempo Comum, chama a nossa atenção, sobre algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus! Não tem como viver a fé, sem conhecer Jesus e não tem como conhecer Jesus, sem nos aproximarmos Dele. Sem uma intimidade profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem Ele é, teoricamente e não, pela a experiência que fazemos com Ele.

É o conhecimento à Jesus, que nos habilita a falarmos Dele com o outro, a nos comprometermos com a construção do seu Reino aqui na terra, construção esta, que exige não somente alicerces sólidos de fé, como também, o exercício da autoridade de maneira responsável, espelhada, no líder maior que é Jesus. A Igreja necessita de líderes comprometidos com a causa do Reino, mas é preciso nos conscientizarmos: Ser líder, não é privilégio, e sim, uma missão. Numa comunidade de fé, um líder não se destaca pela sua autoridade e sim, pelo o seu amor a Jesus, transformado em serviço…

Quando Jesus pergunta aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Ele está explorando a percepção pública de sua identidade. No entanto, a pergunta decisiva, é voltada para os discípulos, afinal, estes, deveriam conhece-lo, afinal, eles viviam com Jesus, participavam diretamente do seu cotidiano… “E vós, quem dizem que eu sou?” Pedro responde: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta confissão de Pedro, transcende a visão de mundo, apontando a natureza divina de Jesus. Essa confissão, é um momento de revelação, pois é através dessa revelação, que a igreja de Jesus será estabelecida. Com esta confissão de Pedro, Jesus o declara como a “rocha” sobre a qual ele construirá sua igreja…

Esta passagem do evangelho, nos provoca a um questionamento: como está a nossa compreensão sobre Jesus e qual é o nosso nível de comprometimento com a sua causa?

A narrativa nos lembra ainda, da responsabilidade que temos, ao confessar a nossa fé em Jesus. Confessar a nossa fé em Jesus vai nos exigir grande responsabilidade, pois é a partir desta confissão, que seremos chamados, a sermos pilares, pedras vivas da igreja, testemunhando e vivendo os ensinamentos de Jesus…

É pela fé, que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano e sim, do acolhimento ao dom da fé…

Hoje, Jesus continua a nos perguntar: “E para vós, quem eu sou?” Saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus, saber quem é Jesus, é comprometedor, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença aqui na terra… DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *