Por Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
Estamos sempre em busca de algo que nos satisfaça, que responda aos nossos anseios e quando ouvimos falar de um reino de amor de justiça e de paz, sentimos atraídos por ele, afinal, quem de nós, não está cansado dos reinos deste mundo, reinos da mentira, das trapaças, reinos que não geram vida… É Jesus quem vem nos trazer a proposta deste Reino, um Reino que está ao nosso alcance e que já podemos vivenciá-lo no aqui e no agora!
Na palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, Jesus compara o encontro do Reino dos céus, ou seja, o encontro com Ele, como alguém que encontrou um tesouro escondido no campo e não o troca por nada. Com essa comparação, Jesus chama a nossa atenção, sobre a importância de priorizarmos os bens eternos! A proposta de vida nova, anunciada por Jesus, não pode ser sacrificada por nenhum outro “valor.” É a partir desta vida nova, em Jesus, que descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, o para quê, viemos ao mundo. Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus, plantados aqui na terra, para produzir frutos…
Além do tesouro escondido no campo, Jesus ainda compara o encontro do reino dos céus, com um comprador que procura pérolas preciosas, chamando a nossa atenção para a importância de buscarmos o bem maior que carregamos dentro de nós e que às vezes, não nos damos conta desta preciosidade… A pérola preciosa que procuramos tão longe, está embrulhada dentro de nós, ela é o presente de Deus que desembrulhamos quando encontramos Jesus, dentro de nós! Quem encontra esta pérola preciosa, se realiza, toma consciência, de que não há outro bem maior…
Tanto na parábola do Tesouro escondido, quanto na parábola do comprador de pérolas, Jesus quer nos dizer, que só encontra o Reino dos céus, quem o procura, ou seja, só encontra Jesus, quem o busca no cotidiano de sua vida…
O Reino dos Céus é uma oferta do amor do Pai a toda humanidade, fazer parte deste Reino, é usufruir dos bens celestes já aqui na terra, estando no mundo, sem pertencer ao mundo…
Quem encontrou Jesus, encontrou um Tesouro de valor incalculável, encontrou a pérola preciosa de maior valor, valores, que não serão trocados por nada deste mundo…
Jesus é o tesouro que se deixa encontrar, a pérola preciosa que não pode ficar escondida. É nossa missão, apresenta-Lo ao outro, o que podemos fazer, não somente com palavras, mas com as nossas atitudes do dia a dia.
Quem vive o amor, mostra Jesus ao outro, pois Jesus é o amor na sua totalidade….
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho