Por Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
O evangelho deste Sexto Domingo da Páscoa, já começa nos preparar para as duas próximas solenidades: Ascenção do Senhor que marca a volta de Jesus para junto do Pai, e Pentecostes, que celebra o envio do Espírito Santo.
A todo instante, somos chamados a fazermos a diferença no mundo, a darmos um sentido novo a nossa existência. É amando concretamente o nosso irmão, que faremos essa diferença no mundo, que daremos testemunho do nosso amor à Jesus…
Não tivemos a alegria de conviver fisicamente com Jesus, como tiveram os primeiros discípulos, mas temos a alegria de conviver com Ele, por meio do Espírito Santo! É esta relação de amor, que nos transforma, que mina a força do egoísmo que ainda insiste em manter raízes em nós.
No texto que nos é apresentado, Jesus continua preparando seus discípulos para que eles pudessem dar continuidade a sua missão aqui na terra. E para que eles não se dispersassem após a sua volta para o Pai, Jesus ressalta a importância da vivência no amor, a começar pelo o amor à Ele! “Se me amais guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor…” É o amor à Jesus, que nos leva a observância de seus mandamentos e é no cumprimento destes mandamentos, que recebemos o Espírito Santo, a fonte iluminadora que clareia a nossa mente, que nos possibilita entender as palavras de Jesus que guardamos no coração. O mandamento do amor é uma síntese de todos os outros mandamentos, ou seja, quem ama, ama tudo que é de Deus, realiza a sua vontade, pratica sempre a justiça… Portanto, quem ama verdadeiramente à Jesus, cumpre todos os outros mandamentos…
O sentido dos mandamentos de Jesus, é destacar a importância do amor na nossa vida, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele.
No texto, Jesus passa para os discípulos e hoje para nós, uma grande consolação: “Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vos vivereis.” Ao dizer estas palavras, Jesus assegura aos discípulos, que Ele permaneceria neles, se eles guardassem os seus mandamentos, no entanto, eles só foram entender a profundidade destas palavras de Jesus, mais tarde, quando iluminados pela luz do Espírito Santo…
É sob a Luz do Espírito Santo, que vamos entendendo as várias formas que Jesus usa, para comunicar conosco, Jesus nos fala através da palavra, dos acontecimentos, das pessoas, só não entende a sua mensagem, quem não está aberto à Luz do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que nos faz compreender a fala de Jesus, os seus ensinamentos, que nos motiva a participar da construção do Reino de Deus aqui na terra.
Num coração aberto à Luz do Espírito Santo, não existe espaço para tristezas, incertezas, medo, pois este coração, é habitado por Jesus, nele, reina a paz, a confiança e a certeza de estar sempre na companhia de Jesus…
O Espírito da verdade, só se manifesta em quem ama e coloca em prática os mandamentos de Jesus. Abramos o nosso coração, à ação do Espírito Santo e sintamos encorajados, fortalecidos para darmos continuidade a missão iniciada por Jesus, aqui na terra… DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho