A Câmara de Itabuna foi palco de recordações na última quarta-feira (19), numa homenagem aos empreendedores que fortalecem o bairro Conceição. Anfitrião da noite, o radialista Val Cabral destacou que “a educação é a base de toda cidadania” e, por isso, trouxe à cena vários professores. É o caso de Eliabe Moraes, diretora da Escola Pio XII. Nascida naquele bairro, ela trouxe lembranças da época em que nenhuma rua tinha calçamento, não existia água encanada e havia um sítio com cisternas onde hoje funciona o Itabuna Esporte Clube. “É com uma gratidão muito grande que estou aqui”, afirmou, emocionada.
A intérprete Roberta Brandão, fundadora da primeira escola da Língua Brasileira de Sinais em Itabuna, também esteve entre os homenageados. Afinal, presta um serviço inédito não só para o Conceição, mas para toda a cidade.
In Libr
O rol de laureados também contou com a professora Leila Ribeiro Souza, pela Escola Lua Nova; o docente José Júnior; o professor de capoeira Joilson Silva d’Andrade, mais conhecido como Risadinha. “Não há educação sem arte”, grifou Val Cabral.
O empresário Erasmo Ávila, presidente da Câmara e ali homenageado, reforçou o convite para a população comparecer mais às sessões e anotou a importância daquela premiação. “Contempla as pessoas que desenvolvem o comércio, a cultura, a educação”. Rodrigo Xavier não pôde comparecer, mas foi homenageado como presidente do Itabuna Esporte Clube.
Amplos perfis
Presidente da Ampesba (Associação das Micro, Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado da Bahia), Agnaldo Joaquim dos Santos recebeu a homenagem das mãos da jornalista Vitória Santana. Durunga, como é mais conhecido, destacou os eventos realizados para incentivar os microempresários.
A lista incluiu Maria de Lourdes Dias (boutique); Sérgio Alcântara (academia;), Márcio dos Santos (bar); Sueli Santos (cabeleireira e esteticista); Ely Nobre Silva (psicóloga); Leo Sant (contabilista); Marcos Vinícius (ramo eletroeletrônico), entre outros.
O evento contou com a presença de responsáveis por demais entidades que trabalham pelos empreendedores, como Mauro Ribeiro, da ACI (Associação Comercial de Itabuna) e Jorge Braga, da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).