O empresário e comunicador Marcelo de Carvalho bateu forte nos institutos de pesquisas, após o resultado final do primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (2):
Estamos diante de um golpe claro e os golpistas não são aqueles empresários lá. São os institutos de pesquisa, Datafolha, IPEC (antigo IBOPE) aliados aos seus ‘paizinhos’, Folha, Globo e os demais institutos de pesquisa, disse o dono da Rede TV! em vídeo publicado na web.
Segundo Carvalho, que também é engenheiro, os números não batem e apresentam claros indícios de manipulação. Ele cobrou mobilização da sociedade e disse que tanto a direita quanto a esquerda precisam se unir e cobrar explicações:
Afirmo categoricamente, não existe margem de erro desse tamanho. Então o Lula ganharia no primeiro turno, com 51, 52, 50%? O Bolsonaro teria 34 ou 36%? E o Tarcísio, ficaria atrás do Haddad e ficou na frente, de lavada. E o Eduardo Leite, estaria na frente do Ônix (Lorenzoni). Vergonha, malandragem, fraude. Vocês estão tentando manipular o eleitor.
O apresentador propôs três medidas ao congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar a situação e punir os responsáveis pelos erros. Entre elas, a proibição da veiculação de novas pesquisas realizadas por estes veículos neste segundo turno e a responsabilização criminal de seus diretores por veiculação de informação enganosa.
Confira no vídeo: