Atendendo a uma liminar do PDT, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por 4 votos a 3, que Jair Bolsonaro está proibido de realizar lives em espaços exclusivos da presidência da República, ou seja o Palácio do Planalto, a Granja do Torto e até mesmo o Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente e sua família.
A sessão, comandada pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, foi realizada na noite desta terça-feira (27).
Também foram proibidos a utilização de equipamentos ou serviços custeados pelo erário, como por exemplo o profissional de Libras que faz a tradução simultânea para surdos.
Foi mantida ainda a determinação de que os pronunciamentos político-eleitorais gravados nessas circunstâncias não sejam utilizados para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e nem para a propaganda eleitoral na internet.
Ciente de que sairia derrotado, Jair Bolsonaro já ironizava a situação, horas antes, justamente durante uma live dirigida a seus apoiadores, realizada na noite anterior.
O presidente deixou uma mensagem enigmática:
“Será que o TSE sabe onde é que estou fazendo essa live?… ah, escondido, como se fosse um cara das trevas? Será que ele está no Alvorada, descumprindo uma ordem do TSE?”
Vale a pena assistir: