Início » JCO CORTES: Parlamentares pedem a cassação do registro do PT com base em acusações de ex-general (veja o vídeo)

JCO CORTES: Parlamentares pedem a cassação do registro do PT com base em acusações de ex-general (veja o vídeo)

por Ornan Serapião
4 minutos para ler
Reprodução Redes Sociais
Reprodução Redes Sociais

Parlamentares e lideranças políticas conservadoras do grupo ‘Lealdade Acima de Tudo’ encaminharam um pedido de cassação e cancelamento do registro do Partido dos Trabalhadores (PT) à Procuradoria Geral da República, nesta quinta-feira (11), em Brasília.

A iniciativa tem como base as gravíssimas acusações feitas pelo ex-general venezuelano Hugo Carvajal, de que o PT e partidos da esquerda brasileira foram financiados por vários anos com o dinheiro do narcotráfico internacional e remessas lastreadas pelo governo ditatorial venezuelano de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

O processo cita o artigo 28 da Lei dos Partidos Políticos;

Artigo 28 da Lei nº 9.096 de 19 de Setembro de 1995

Lei nº 9.096 de 19 de Setembro de 1995

Dispõe sobre partidos políticos, regulamenta os arts. 17 e 14, § 3º, inciso V, da Constituição Federal.

Art. 28. O Tribunal Superior Eleitoral, após trânsito em julgado de decisão, determina o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido contra o qual fique provado:

I – ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira;

Carvajal, conhecido como El Pollo, foi chefe da inteligência de Chávez, e é considerado uma bomba relógio por causa das informações que detém, algumas delas reveladas em uma carta, após ser preso, em 2021, na Espanha, na qual aponta a associação de lideranças políticas da esquerda da América do Sul e da Europa com organizações como as FARC

Procurado pela Interpol, por causa de suas ligações com o crime internacional o ex-general é objeto de uma negociação diplomática entre os Estados Unidos e o país europeu, para que seja extraditado para o primeiro, onde será julgado.

O anúncio do pedido contra o PT foi encabeçado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que comunicou que o grupo solicitou à PGR que busque uma colaboração com a Espanha e participe das investigações sobre as denúncias contidas na carta de Carvajal. Há ainda outras iniciativas como nos contatos mantidos com o advogado do ex-general, para que se tenha acesso à oitiva do venezuelano.

O cerco vai se fechando!

Assista:

Postagens Relacionadas