Por Olívia Coutinho
O evangelho proposto para a nossa reflexão neste Domingo, começa dizendo que Jesus estava rezando num certo lugar e que terminada a oração, um dos seus discípulos pediu a Ele que os ensinasse a rezar: “Senhor ensina-nos a rezar, como João ensinou os seus discípulos.” A intimidade profunda de Jesus com o Pai, chamou a atenção dos discípulos. Vindos de uma cultura que dava grande importância as orações, os discípulos, certamente, já estavam familiarizados com as muitas orações do Antigo Testamento, entretanto, quando ouviram Jesus rezar, eles se sentiram atraídos por uma nova forma de comunicação com Deus, um jeito íntimo de falar com Ele…
Como sabemos, o pecado interrompe a nossa relação com Deus, mas não fecha o seu coração de Pai, pois o seu amor por nós, é maior do que o nosso pecado. Na sua infinita bondade, Jesus vem nos ensinar uma forma simples de retornarmos ao coração do Pai a começar pela a oração do PAI NOSSO! Meditando cada palavra desta oração, que é uma síntese de como se deve fazer uma prece, podemos perceber, que mais do que uma oração, o Pai Nosso é um roteiro seguro do qual podemos extrair várias lições que irão nos ajudar muito, na nossa caminhada de fé.
A nossa relação com Deus, deve ser de dependência, como a relação de uma criança com seus pais. É através da oração, que demonstramos essa nossa dependência de filho que necessita de cuidados do Pai.
Quando rezamos, nós falamos com Deus e Deus fala conosco, mas só vamos entender a sua resposta, quando depositamos a nossa confiança nele!
Deus nos permite sermos insistentes em nossos pedidos, portanto, o nosso “Pedir”, o nosso “Procurar”, o nosso “Bater” podem ser constantes, mas nunca devemos esquecer: é a vontade de Deus que deve prevalecer e não a nossa. Feitos nossos pedidos e conscientes dos nossos deveres, podemos ficar tranquilos, pois tudo o que for bom para nós, virá à seu tempo, ou seja, no tempo de Deus!
A oração é o canal que nos permite falar direto com Deus e o nosso falar com Deus, deve exprimir o nosso compromisso de vida com Ele e com os irmãos, do contrário, nossas palavras caem no vazio, não chegarão a Deus…
Jesus nos ensina a rezar, mas Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas, Ele não nos obriga a nada, simplesmente nos propõe uma vida feliz em sintonia com o Pai, através deste contato íntimo e diário com Ele.
Devemos ser introspectivos nos nossos momentos de oração, deixar que o nosso coração fale com Deus! Não precisamos fazer orações discursivas e nem achar que por força das nossas muitas palavras, Deus vá atender os nossos pedidos. Estejamos certos: Só será nos concedido, aquilo, que aos olhos de Deus, for bom para nós…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇÕE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho