SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ITABUNA ORGANIZA AULÃO PREPARATÓRIO PARA A PROVA DO SAEB

compartilhar

Cerca de 270 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participaram, nesta sexta-feira (18), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de um Aulão Preparatório (Revisão) para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O Aulão foi ministrado pelos professores Lilian Farias de Oliveira Couto (de Língua Portuguesa) e Davi Otoni Leal (de Matemática), ambos do quadro docente do Colégio Divina Providência.A prova do SAEB será aplicada em todo o país numa ação do Ministério da Educação que envolve escolas de 2º ano (estas com resultados que serão aferidos por amostragem; em Itabuna, por exemplo, apenas duas participarão do processo), escolas de 5º e escolas de 9º ano. Ao todo, a aplicação envolverá 37 unidades escolares (duas de 2º ano, como já foi citado; 27 de 5º ano; e dez escolas de 9º ano).Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (DEB/SME), professora Regiane Cruz, “a prova do SAEB é aplicada de dois em dois anos e é através dela que é aferido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas e, consequentemente, dos municípios, dos estados e do país. O objetivo da prova é avaliar a proficiência dos estudantes nas duas principais disciplinas das matrizes curriculares das escolas, que são Português e Matemática”.A secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, explica que os resultados do SAEB incidem no repasse de recursos para as escolas. As que conseguem atingir as metas estipuladas pelo governo recebem mais recursos, pontuou a professora.

Para ela, “há a perspectiva de que os resultados das escolas municipais de Itabuna melhorem exponencialmente, sobretudo pela parceria colaborativa e importante com que os gestores, coordenadores, professores da rede e a própria sociedade estão ajudando nessa jornada pela melhoria na qualidade de nosso ensino. Hoje, temos projetos importantes na rede e, a rigor do próprio Aulão, só temos a agradecer: à todos esses profissionais da Rede Municipal de Ensino envolvidos, aos professores do Colégio Divina Providência (Lilian e Davi), por terem aceitado o convite da SME, à FTC, por ter nos cedido um espaço confortável e aos próprios estudantes que participaram”.

A intenção da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna é a de que 100% dos alunos das escolas convocadas realizem a avaliação. Em todo o país, a aplicação acontecerá entre 21 de outubro e 1º de novembro. Em Itabuna, a maioria das escolas (12 das que tiveram a data confirmada até o momento, terão a aplicação concentrada no dia de 23 de outubro). Ao todo, a prova do SAEB em Itabuna envolve cerca de 2.250 estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *