Boris Johnson foi o 14º primeiro-ministro britânico durante o reinado da Rainha Elizabeth II. Na manhã desta quinta-feira, 7, ele renunciou ao cargo de líder do Partido Conservador, em meio a uma crise política, o que abre caminho para a escolha de um novo premiê. Ao longo dos 70 anos de mandato, Elizabeth II teve premiês que ficaram mundialmente famosos por suas ações como Winston Churchill e Margaret Thatcher; outros foram extremamente importantes para os caminhos do Reino Unido, como Edward Heath e Theresa May responsáveis respectivamente pela entrada da Grã-Bretanha na comunidade europeia e pela articulação do Brexit.
Filiado ao Partido Conservador, Churchill foi primeiro-ministro duas vezes; na segunda, serviu à Rainha Elizabeth II e permaneceu no cargo por 3 anos e 5 meses. Pelo povo britânico, é lembrado pela sua forte atuação durante a Segunda Guerra Mundial, que levou a vitória do Reino Unido e dos países aliados, e pelo seu trabalho de combate ao fascismo europeu. Em 2002, foi eleito como “maior britânico de todos os tempos” pela BBC.
Margaret Thatcher
Margaret foi a primeira-ministra que ficou mais tempo no cargo durante a gestão da Rainha Elizabeth II, somando11 anos e 6 meses. Ela também foi a primeira mulher a ocupar o cargo no século XX. Além de Baronesa Thatcher de Kesteven, ela também era conhecida como “Dama de Ferro”, expressão dada por um jornalista soviético para caracterizar seu estilo de liderança. No cargo, ela implementou iniciativas políticas e econômicas voltadas para reverter o quadro de desemprego e dificuldades do país vindas da recessão. Algumas de suas ações fiaram conhecidas como Thatcherismo. Sob forte pressão política, Thatcher se demitiu em novembro de 1990.
Com informações do estadão