Por Olívia Coutinho
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, é a continuação do evangelho de ontem. O texto mostra-nos Jesus, passando para os seus discípulos instruções fundamentais para êxito da missão a eles confiada.
“Em vosso caminho anunciai: o Reino dos céus está próximo.” Ao dizer, que o Reino dos céus está próximo, Jesus fala de si mesmo, pois Ele é a presença do reino dos céus aqui na terra. Jesus é o único mediador entre o céu e a terra. Quem vive em Jesus, já experimenta as alegrias do Reino dos céus no aqui e no agora…
A presença de Jesus, significa a chegada do Reino, de um Reino que deixou de ser uma promessa, para se tornar realidade! Dizer que o Reino dos céus está próximo, é o mesmo que dizer: Jesus está próximo de nós, basta um passo a mais na fé, para que possamos sentir a sua presença!
“De graça recebestes, de graça deveis dar.” Os nossos dons, são gratuidade de Deus, por isto devemos usá-los na gratuidade. O discípulo que se faz missionário, deve agir na total gratuidade, ter a consciência de que é a graça de Deus que o possibilita realizar a sua missão. Ao recomendar aos discípulos, para não levarem nada pelo o caminho, Jesus está dizendo que o missionário deve esvaziar-se de si mesmo para se colocar na dependência de Deus, é Deus quem proverá todas as suas necessidades na caminhada missionária. A única coisa que o discípulo missionário, deve levar de si, é o seu amor à Deus que será transformado em serviço.
“Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou cidade, e sacudi a poeira de vossos pés.” Ou seja, Jesus recomenda aos discípulos e hoje a nós, para não nos deixarmos contaminar pelo o fermento daqueles que são indiferentes à palavra de Deus.
A todo instante, somos chamados a sermos anunciadores da Boa Nova do Reino, não precisamos de formação acadêmica para assumirmos esta missão, basta termos um coração largo para amar e estarmos disponível para servir.
O primeiro passo de quem quer abraçar a sua missão, é libertar dos seus apegos, livres, nos entregaremos à Deus como instrumento a ser usado por Ele, como e onde Ele quiser…
Para que o amor de Jesus seja manifestado no mundo através de nós, precisamos esvaziar de nós mesmos, para nos encher da graça de Deus, é pela graça de Deus, que produzimos frutos de bondade, é Deus quem falará pela nossa boca, quem vai agir pelas as nossas mãos.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!