Por Olívia Coutinho
Todos nós, somos chamados a uma convivência íntima com Jesus! É a partir desta convivência, que vamos nos inteirando do querer de Deus, aprendendo a viver como Jesus viveu, a fazer o que Ele fazia! E todos nós sabemos, que Jesus só fazia a vontade do Pai! É na dinâmica da escuta e da resposta à palavra de Deus, que vamos ajustando os nossos passos nos passos de Jesus, tornando-nos portadores e anunciadores da Boa Nova do Reino!
Deus quer salvar a humanidade, e para isto, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço. É através do próprio humano, que Deus quer resgatar o humano!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus chama os doze discípulos e dá a eles o poder de expulsarem os espíritos maus e curarem todo tipo de enfermidade, enfim, Jesus dá a eles, o poder de fazer o que Ele fazia.
O texto cita o nome de cada um destes discípulos, que a partir de então, passariam a serem chamados de apóstolos que significa: “enviado.” A recomendação de Jesus, é que os apóstolos, fossem antes ao povo de Israel: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel”. O que não significa, que o anuncio do reino, teria como destinatário somente o povo de Israel. Na recomendação de Jesus, é importante observarmos o advérbio “antes.” O povo de Israel, havia sido eleito por Deus como os primeiros a receberem o anuncio da Boa Nova do Reino, foi por isto, que Jesus os recomendou a irem antes as ovelhas perdidas de Israel. Porém, em outra passagem do evangelho, Jesus vai dizer, que o anuncio do Reino, é para todos: “Ide fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19)
Como os apóstolos, nós também, somos enviados para uma missão, mas às vezes, nos julgamos incapazes, achamos que não vamos dar conta de realizar algo tão grande! Deus vai nos mostrar o contrário, pois quando nos colocamos a sua disposição como servos, Ele vai nos moldando de acordo com as nossas aptidões e, quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio mundo, percorrendo caminhos que antes nem imaginávamos ter a coragem de percorrer!
É de discípulo, que passamos a enviados do Senhor, com a missão de levar ao outro o que aprendemos do Mestre! A certeza de que Jesus estará à frente de tudo, nos motiva a assumir com maior intensidade e alegria a cumplicidade no anuncio do Reino!
O que nos capacita a trabalhar pelo reino de Deus, não é o saber humano, e sim, o Espírito Santo de Deus em nós! Da nossa parte, basta apenas nos abrir à ação do Espírito Santo, é Ele, quem vai direcionar os nossos passos, colocar palavras na nossa boca!
Ninguém precisa sentir-se fraco, incapaz de realizar algo em favor do Reino de Deus, pois se temos disposição em servir, o Espírito Santo vai abrindo caminho, clareando a nossa mente…
“Em vosso caminho anunciai: o Reino de Deus está próximo!” Quando Jesus diz o Reino de Deus está próximo, Ele está se referindo a Ele mesmo, pois Jesus é a presença do Reino de Deus entre nós…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho