MENSAGEM DO DIA: “ENCONTREI A MINHA OVELHA QUE ESTAVA PERDIDA”

compartilhar

Por Olívia Coutinho

Hoje, solenidade do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS somos convidados a contemplar o coração de Jesus! Coração humilde, quando pede o Batismo a João Batista! Coração misericordioso, quando acolhe os pecadores! Coração amigo, quando chora a morte de Lázaro! Coração manso, quando não revida as agressões sofridas! Coração forte, quando suporta as dores para nos devolver a vida…

No evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, Jesus, em resposta as críticas dos escribas e fariseus, conta-lhes a parábola da ovelha perdida, uma história, que vem nos despertar sobre a importância do nosso acolhimento à aqueles que desviaram do caminho de Deus, mas que querem voltar à vida.

São muitos, os que estão sobre a terra, mas que se sentem soterrados, irmãos nossos, que não encontram motivação para se reerguerem. E muitos de nós, ao invés de fazermos algo para tirá-los desta situação, contribuímos para que eles se percam cada vez mais, com a nossa indiferença, com o nosso preconceito…

Precisamos abrir o nosso coração para acolher estes irmãos, que às vezes, só precisam de uma oportunidade, para refazer suas vidas.

A todo instante, Jesus nos pede para que sejamos misericordiosos para com aqueles que se enveredaram por caminhos contrários, para que tenhamos por estes irmãos, um olhar de misericórdia e não de acusação!

Como seguidores de Jesus, temos o compromisso de trazer de volta ao convívio do Pai, àquele que se perdeu. É levando Jesus a esses irmãos, que os recolocamos no caminho da vida, pois a presença de Jesus, acalenta, inspira confiança a estas pessoas que se encontram doentes da alma, necessitando apenas de se sentirem amados para mudar de vida.

Acolher os que se sentem rejeitados por uma sociedade que os pune sem misericórdia, não significa concordar com os seus erros, mas acreditar que uma pessoa criada a imagem e semelhança de Deus, pode mudar de vida.

Para Deus não existe caminho sem volta e nem ponto final para uma história de amor…

O olhar do Pai, que se manifesta no olhar do Filho, é um olhar de misericórdia e não de condenação.

De quando em vez, devemos nos perguntar: Estamos sendo pedra de tropeço, ou ponte para que o nosso irmão retorne o caminho da vida?

Que tenhamos um coração largo para amar, um coração semelhante ao coração de Jesus que vê a “pessoa” e não, o seu pecado. Para Jesus, estar em pecado é estar doente e o que um “doente” necessita é de um “medico” e não de um juiz…

O amor tem uma força irresistível, é capaz de transformar vidas, sejamos, pois, a força deste amor na vida do outro…

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho