Início » PF cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Bivar e sede do PSL em Pernambuco

PF cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Bivar e sede do PSL em Pernambuco

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Investigação é sobre o uso de candidatura laranja pelo partido do presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2018

Por O Dia

Brasília – O presidente do PSL, Luciano Bivar, é alvo na manhã desta terça-feira de operação da Polícia Federal. Os agentes cumprem mandado de busca e apreensão na casa do deputado federal em Jaboatão dos Guararapes (PE). A investigação é sobre o uso de candidatura laranja pelo partido do presidente Jair Bolsonaro na eleição de 2018.

Também são cumpridos mandados na sede do PSL em Pernambuco e em uma gráfica.

Ao todo, nove mandados foram autorizados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para a Operação Guinhol, atendendo a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Entenda o que são candidatos laranjas

O Ministério Público de Minas Gerais apresentou, no último dia 4, denúncia contra o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, por utilizar candidaturas de fachada para acessar recursos do fundo eleitoral nas eleições do ano passado. O ministro era, à época, presidente do PSL mineiro.

O ministro é denunciado por articular um esquema de candidaturas femininas. Por lei, cada partido deve garantir o mínimo de 30% de candidatas do sexo feminino.

O esquema do PSL, segundo a PF, se baseava em apresentar candidatas sem ter a intenção delas serem eleitas apenas para acessar recursos exclusivos do fundo eleitoral. Segundo Abreu, como presidente do partido, Marcelo Álvaro Antônio teria conhecimento da estrutura criminosa.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário