Início » Associação de Cegos do Sul da Bahia participa de competição Regional Nordeste de GoalBall

Associação de Cegos do Sul da Bahia participa de competição Regional Nordeste de GoalBall

por Ornan Serapião
2 minutos para ler
Atletas da Associação de Cegos do Sul da Bahia em Competição na Paraíba – Foto Ascom

A Associação de Cegos do Sul da Bahia (ACSB/BA) participou da competição Regional Nordeste de GoalBall, que aconteceu dos dias 26 de abril a 1º de maio, no Ginásio José Belarmino de Souza, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, em João Pessoa (PB). A equipe ficou em 7º lugar na classificação geral de todo o Nordeste. 
Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria  Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), garantiu o transporte de ida e volta de 15 atletas para Salvador graças ao Programa Municipal de Incentivo ao Esporte e Lazer, criado depois da aprovação da Lei Municipal nº 2.565, de 9 de dezembro de 2021 De lá seguiram para a capital paraibana, desta vez, contando com o apoio da Federação Baiana de GoalBall. 

Atletas-da-Associacao-de-Cegos-do-Sul-da-Bahia-em-Competicao-na-Paraiba-Foto-Ascom

O GoalBall é um esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Atualmente,  existem três classes esportivas de acordo com o nível de deficiência, indicados pela letra B. Os atletas totalmente cegos são B1; são pessoas que conseguem perceber vultos e o formato de mão, B2, enquanto os jogadores que conseguem fazer percepção de imagens, B3. Independente da classificação, todos os atletas jogam juntos e vendados. 
Nesta modalidade esportiva, cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. Os jogadores são arremessadores e também defensores.  As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Durante a partida não pode haver barulho, pois o esporte é baseado nas percepções táteis e auditivas.

ASCOM/PMI

Postagens Relacionadas