A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) traz boa notícia para os cerca de 20 alunos da antiga Escola Tobias Barreto, próximo à Fazenda Progresso, no Bairro São Judas Tadeu. É a abertura da Escola Municipal Conjunto Cachoeira, que funcionará naquela região no limite entre Itabuna e Ilhéus pela margem esquerda do Rio Cachoeira.
A obra de reforma do imóvel começou na segunda-feira, dia 18, e deve ser concluída até o início de junho diante do compromisso da secretária da Educação, Janaína Araújo, em cumprir o Programa de Governo do prefeito Augusto Castro (PSD) de oferecer educação de qualidade e em ambientes seguros aos mais de 19 mil alunos até agora matriculados na Rede Municipal de Ensino, número que poderá se elevar diante das normas da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que preveem matrículas até 50 dias depois do início do ano letivo.
A coordenadora-geral de Escolas do Campo da Seduc, Sayonara Cruz Reis Santos, informou que a nova unidade contará com nova coordenadora e professora a serem designadas pela secretária Janaína Araújo. Bastante animada, ela disse que os alunos da nova unidade de ensino já estão matriculados na Rede Municipal de Ensino e por enquanto participam das aulas à distância. “Em breve, terão aulas presenciais, pois, estamos trabalhando para isso”, comemora.
A coordenadora informou que uma escola do campo tem suas especificações, a exemplo do número limitado de alunos e as múltiplas etapas que giram em torno da educação infantil até o quinto ano, além de manter o segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando há demanda. A professora Sayonara Santos diz que é gratificante para a Prefeitura de Itabuna poder ofertar mais um espaço para esses alunos, com a abertura de uma nova unidade escolar no campo.
“Eles precisam se sentir integrados e ter uma educação de qualidade, do campo e no campo, para garantir um futuro de melhores oportunidades, seja na graduação ou na vida profissional”, disse. Segundo adianta ainda a coordenadora, a Secretaria Municipal da Educação também estuda a possibilidade de reativar outra unidade de ensino no campo: a Escola Nestor Passos, na zona rural do Ribeirão dos Cachorros, nas proximidades do Bairro Santa Clara, na zona oeste de Itabuna.
Recentemente, a Seduc executou a reforma e a modernização da escola do campo Charlotte Petri, antes conhecida como Escola Áurea Lima, na Fazenda Santo Antônio, rodovia BR-101, trecho Itabuna – Itajuípe, em parceria com os proprietários do imóvel rural. A unidade conta com 27 alunos matriculados em dois turnos.
No matutino, com classes multisseriadas, na qual na sala de aula há várias séries do ensino fundamental, com crianças com idade entre quatro e cinco anos. Já o turno noturno é destinado para alunos do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, o município conta com 20 unidades escolares no campo, um número considerável, que segundo Sayonara Santos, atende satisfatoriamente aos alunos.
Legenda: Secretária da Educação visitou Creche Elzo Pinho de Magalhães e Escola do Novo Horizonte.
ASCOM/PMI