ITABUNA: Secretária Lívia Mendes explica como será o funcionamento do Cemepi

compartilhar
Prefeito-Augusto-Castro-inaugura-o-novo-Cemepi-que-comemora-54-anos-Foto-Pedro-Augusto

A secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, participou na manhã desta quinta-feira, dia 17, da reinauguração do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI), na  Avenida Nações Unidas. A solenidade contou com a participação do prefeito Augusto Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), vereadores, corpo clínico e convidados. 
A unidade hospitalar possui dois consultórios para atender 24 horas crianças com sintomas da Covid-19 e gripe H1N1, contando com 42 leitos de enfermaria e também serviços de imagem, a exemplo de radiologia e ultrassom, fisioterapia e um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais através do Sistema único de Saúde (SUS).

Secretária de Saúde Livia Mendes Aguiar

“O Cemepi passou um período só com exames laboratoriais e consultas particulares, mas agora com o SUS, terá plantão 24 horas, atendimento de urgência, para dividir a demanda que estava acontecendo no Hospital Manoel Novaes, além de ter uma estrutura ampla e humanizada, onde as crianças terão maior assistência”, explicou a secretária.
Ela disse que essa nova estrutura conta com leitos para os casos de menor complexidade que precisam de internamento, além de ser uma unidade de “portas abertas” para receber pacientes sem que haja necessidade de passar por outra unidade antes. Os pais poderão recorrer à unidade para que a criança passe por triagem e atendimento médico imediato. 
Titular da Secretaria Municipal de Saúde,  Lívia Mendes Aguiar, externou sua satisfação com a reinauguração desse importante equipamento que atenderá não só os pacientes de Itabuna, mas dos municípios pactuados no Sistema Único de Saúde. 
“Estamos muito felizes. É um momento gratificante para a saúde das crianças. Nosso objetivo é organizar o fluxo pediátrico para a cidade e municípios pactuados”, pontuou, destacando o comprometimento do prefeito Augusto Castro em recuperar a infraestrutura de Saúde de Itabuna que continua sendo referência para o sul do Estado e demais regiões da Bahia.

ASCOM/PMI