O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães prossegue até amanhã com o mutirão do Mês da Mulher depois de ter atendido 109 pessoas no 1º dia na terça-feira, dia 15. Neste mês, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Itabuna organizou uma série de ações especiais e de assistência.
A ação, que se iniciou na Praça Olintho Leone, semana passada, é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), com a oferta de diversos procedimentos para a saúde da mulher e ações sociais.
Dentre os serviços de citologia, exames laboratoriais, agendamento de cirurgias para pacientes com encaminhamento em mãos, regulação de exames laboratoriais e bioimagem. Além disso, oficinas de beleza, massoterapia, maquiagem, cabeleireiro, cadastro em benefícios sociais e assistência jurídica à mulher, informações e orientações sobre programas sociais.
No primeiro dia, mulheres foram atendidas e passaram por alguns dos procedimentos. No total, foram realizadas 36 citologias, liberados 30 ultrassons de abdômen total, 40 ultrassons transvaginal, 40 ultrassons de mama, 30 mamografias, 35 exames laboratoriais, além de tomografias, eletrocardiograma, dentre outros.
Na abertura no Hospital de Base estiveram presentes a subsecretária Lania Peixoto, representando a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, as diretoras do Departamento de Atenção Básica (DAB), Alessandra Lopes, e de Regulação, Annarony Silveira, a coordenadora em Saúde da Mulher, Katyane Reis, a Chefe de Gabinete, Karina Santana. O mutirão acontece das 8 às 16 horas na área externa do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
ASCOM/PMI