MENSAGEM DOMINICAL: “ESTE É O MEU FILHO, O ESCOLHIDO, ESCUTAI O QUE ELE DIZ!”

compartilhar

Por Olívia Coutinho

Estamos no segundo Domingo da Quaresma, continuando a nossa caminhada rumo a Páscoa do Senhor Jesus! E Junto com a Quaresma, estamos refletindo também, sobre a Campanha da Fraternidade cujo o tema è: Fraternidade e Educação e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor.” “É a Igreja no Brasil, nos convidando a promover diálogos a partir da realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.” O evangelho proposto para a nossa reflexão, neste segundo Domingo da Quaresma, apresenta-nos a belíssima cena da transfiguração de Jesus, uma cena, que podemos visualizar, à luz da fé… Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Pedro, João e Tiago, tiveram a alegria de testemunhar a glória de Jesus junto ao Pai. Neste episódio, estes três discípulos, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai! A partir de então, eles, que andavam tristes com as últimas revelações de Jesus, a respeito do desfecho de sua trajetória terrena, recobraram para si, a alegria que haviam perdido, pois diante de Jesus transfigurado, eles tiveram a certeza de que a vida e a ação de Jesus, não terminariam com a sua morte. De Fato, a ação de Jesus no mundo, se intensificou ainda mais, depois da sua morte e ressurreição. Após a morte e ressurreição de Jesus, as suas ações se multiplicaram no mundo através de seus representantes… Pedro disse a Jesus: ‘Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente, desejaríamos o mesmo. Essa, deve ser a nossa grande tentação nos dias de hoje: querer buscar a nossa comodidade, o nosso bem estar, sem pensar que outro precisa de nós…
Participar da missa, Rezar, ouvir e meditar a palavra de Deus, é muito importante, agrada a Deus, mas Ele quer que façamos muito mais, Deus quer que desçamos do alto da “montanha”, que voltemos à planície, pois é na planície, que Deus quer contar conosco, na construção de um mundo melhor no amparo a tantos irmãos desfigurados, esquecidos às margens do caminho… Precisamos sair de nossas “tendas,” abrir mão da nossa zona de conforto, descruzar nossos braços e nos pôr à caminho, afinal, há muito o que fazer neste mundo tão desigual, um mundo, que a cada dia, vem perdendo de vista o horizonte da paz!
A transfiguração de Jesus, testemunhada por Pedro João e Tiago, trouxe-nos a certeza de que há uma vida melhor por vir, o que deve nos animar, afinal, foi transfigurado, que Jesus nos mostrou o lado positivo da cruz, assegurando-nos de que a cruz não é definitiva na nossa vida, como não foi definitiva na vida Dele. Não deixemos que as nuvens escuras, ofusquem o brilho do rosto transfigurado de Jesus, refletido em nós. Cultivemos este brilho, na certeza de que ele será o farol, que irá clarear a nossa passagem pelos os túneis escuros de nossas vidas. Aproveitemos, pois, este tempo de graça, para revisar o quanto há de luz e sombras em nossas vidas…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho