O Governo Augusto Castro (PSD), pós enchente, tem sido alvo de muitas criticas, em diversas áreas. O propagado canteiro de obras ainda não vingou, e com a proximidade das eleições deste ano, algumas mudanças são obrigatórias, outras pontuais e outras necessárias.
O iPolítica conversou na última semana, pós carnaval, com alguns membros do governo e articuladores políticos com ligação com o Prefeito. Eles relataram algumas tentativas, tratativas e mudanças, as quais elencamos abaixo.
Para a Indústria, Comércio, Emprego e Renda, foi convidado o atual chefe de Gabinete da Codevasf, Vivaldo Mendonca. Mas parece que o convite foi recusado.
A Secretária de Ordem Pública, Mariana Alcântara, poderá ter seu espaço reduzido no Governo Augusto Castro, já que o seu partido, o Cidadania, perdeu força com a saída do Vice-Prefeito Enderson Guinho e com o possível retorno de Ricardo Xavier a Câmara de Vereadores. Xavier por sinal, já declarou apoio a reeleição do Deputado Estadual Pedro Tavares (DEM) e já manifestou o desejo de sair do Cidadania quando abrir a janela partidária.
Se for concretizado, segundo a fonte, Mariana deve deixar a secretaria de Ordem Pública, que deverá ter como titular o Delegado aposentado Humberto Matos, atualmente Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos. Já o Secretário de Governo, Júnior Brandão deve ser o escolhido para a Educação dará espaço a Mariana Alcântara na Secretaria de Governo.
Na Agência Reguladora o mais indicado é o atual Secretário de Transporte e Trânsito, pasta que vem dando muita dor de cabeça ao Prefeito Augusto Castro e razão das diversas críticas ao atual secretário. Para a Secretaria de Transporte e Trânsito, segundo apuramos, dois nomes foram ventilados, o do Tenente Gilson Nascimento e do Sub-Secretário, Roberto José. Porém como Gilson está cotado para assumir o DETRAN o nome mais forte é o de Roberto José.
A cota do PSB deve se manter inalterada, já que está sacramentado o apoio irrestrito a candidatura de Andreia Castro para a Assembleia Legislativa da Bahia. Porém deverá ter uma mudança na Fundação Marimbeta. O atual presidente, Professor Walter Silva , deve sair, dando lugar a outro nome indicado pelo partido.
Outra fonte do governo, não menos importante, disse a coluna que a saída do Secretário de Infraestrutura, Almir Melo Júnior é praticamente certa. Quem assumiria seria o Superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, amigo pessoal do Prefeito. A fonte assegurou que Sousa tem o apoio de mais da metade dos vereadores.
O Prefeito ainda tem dois espaços para serem preenchidos: O da Secretaria de Indústria, Comercio, Emprego e Renda, já que o titular, Ricardo Xavier, deve retornar para a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, onde Alcântara Pelegrini deve ser o escolhido para o lugar de Enderson Guinho, no Esporte.
Enfim, por enquanto são conjecturas, peças que podem se mexer ou serem mexidas no tabuleiro municipal. Até a caneta do prefeito Augusto Castro cantar, tudo pode acontecer, inclusive nada.