Polícia iniciou operação de busca pelos assassinos e uma pessoa foi presa; judeus celebram o Yom Kipur nesta quarta-feira
Homens armados mataram duas pessoas nesta quarta-feira, 9, próximo a uma sinagoga na cidade de Halle, na Alemanha. Segundo testemunhas, os atiradores usavam roupas camufladas, estavam armados com metralhadoras e fugiram de carro.
Segundo o jornal Bild, os agressores ainda jogaram uma granada em um cemitério que fica ao lado da sinagoga. A polícia iniciou uma operação de busca pelos assassinos e uma pessoa foi presa, mas sua identidade não foi revelada.
Pelo Twitter, as autoridades de Halle pediram que os moradores permaneçam em suas casas até que a situação seja normalizada.
Segundo o Bild, os atiradores usaram um táxi roubado para fugir após dispararem contra as pessoas que se reuniam na área da sinagoga. O motorista do carro reagiu ao roubo e ficou ferido.
Ainda de acordo com o jornal, um porta-voz da polícia confirmou que, após a fuga, os homens dispararam tiros novamente, dessa vez a cerca de 15 quilômetros de distância da sinagoga. As circunstâncias desse segundo incidente ainda não foram esclarecidas.
A estatal de transportes alemã Deutsche Bahn fechou a estação ferroviária de Halle. A cidade é a maior do estado da Saxônia-Anhalt e está localizada a cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Berlim.
Nesta quarta os judeus celebram o Yom Kipur, o dia mais mais sagrado do calendário judaico. O feriado começou no pôr do sol da terça-feira, e continua até o final desta tarde. O dia é dedicado ao jejum, à oração e à reflexão, ao arrependimento e ao perdão. (Veja)