Início » ITABUNA: Secretaria de Promoção Social segue com pagamento do Aluguel Social e entrega do cartão “Auxílio Recomeço”

ITABUNA: Secretaria de Promoção Social segue com pagamento do Aluguel Social e entrega do cartão “Auxílio Recomeço”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler
Secretária de Promoção Social, Andrea Castro, coordena os auxílios aluguel e Recomeço – Foto Ascom

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), entrou nesta terça-feira, dia 1º, no quarto dia de entrega do cartão do Programa “Auxílio Recomeço” que assiste a famílias atingidas pelas enchentes de dezembro de 2021. O cartão serve para a aquisição de móveis, eletrodomésticos e material de construção nas lojas credenciadas na cidade.
A entrega tem sido feita de forma escalonada desde a quinta-feira passada, dia 27, com as listas publicadas com antecedência no Diário Oficial eletrônico do município e distribuída aos meios de Comunicação e mídias sociais. Um total de 1.401 famílias já foram convocadas para receber o cartão no Grapiúna Tênis Clube.
A titular da Semps, Andrea Castro, lembra que as famílias atingidas pelas enchentes tiveram toda a assistência desde o momento que as águas do Rio Cachoeira começaram a baixar. Ela destaca que a ação começou com o levantamento das famílias desabrigadas por meio das equipes da Secretaria, Defesa Civil e dos Agentes Comunitários de Saúde e que esse momento é de fato o recomeço para todos eles.
“Estamos fazendo a entrega de colchões, água, material de limpeza e higiene pessoal, além de roupas, cestas básicas, alimentação pronta e peças íntimas durante todo esse tempo. Agora, essas famílias estão amparadas por dois importantes programas inéditos no país (‘Auxílio Recomeço’ e ‘Aluguel Social’), que permitem que retomem suas vidas com segurança, respeito e dignidade, conforme determinação do prefeito Augusto Castro”, afirma a secretária.
A secretária informa ainda que o número de abrigos mantidos pela Prefeitura começa a diminuir com o pagamento dos benefícios. “Os pontos de abrigo na cidade estão sendo finalizados gradativamente porque as famílias já estão de posse dos auxílios e retornando para os seus lares. A expectativa é que ainda essa semana todos os pontos sejam fechados e todos possam retomar a rotina cotidiana”, esclarece a secretária Andrea Castro.
O valor do aluguel social de R$484 é equivalente a 40% do salário-mínimo, sendo depositado diretamente na conta dos cadastrados. Já o cartão do “Auxílio Recomeço”, maior programa de alcance social desenvolvido atualmente no país, significa a concessão de cartão de crédito no valor de R$3 mil para assistir 3.500 famílias afetadas pelas enchentes.

Postagens Relacionadas