TEMPESTADE NO LESTE DOS EUA PROVOCA CANCELAMENTO DE MILHARES DE VOOS

compartilhar

Eric Adams, prefeito de Nova York, pediu que os moradores da cidade permaneçam em casa porque ‘a mãe natureza tem a tendência de fazer o que deseja’

Nova York teve de usar máquinas para espalhar sal e equipamentos para retirar neve

Uma tempestade de inverno com fortes nevascas e ventos atingiu a costa leste dos Estados Unidos neste sábado, 29, o que forçou o cancelamento de milhares de voos e ativou alertas meteorológicos para uma região onde moram quase de 70 milhões de pessoas. O fenômeno é particularmente intenso no nordeste do país, onde afeta as cidades de Nova York e Boston, e se desloca para o sul do Atlântico. Alertas de geada foram emitidos inclusive para a Flórida, onde o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) advertiu para o risco de queda de iguanas das árvores porque estão temporariamente congeladas.

Máquinas para espalhar sal e equipamentos para retirar a neve são utilizados nas ruas de Nova York, que na manhã registravam 10 centímetros de neve acumulada. O prefeito da cidade, Eric Adams, pediu no Twitter que os nova-iorquinos permaneçam em casa porque “a mãe natureza tem a tendência de fazer o que deseja”. Quase 3.500 voos, domésticos e internacionais, foram cancelados neste sábado nos Estados Unidos, segundo o FlightAware, que monitora os voos no país. Outros 700 voos previstos para domingo já foram suspensos. Na sexta-feira, mais de 1.450 haviam sido cancelados.

O NWS alertou para “condições perigosas de tempestade de neve” ao logo das costas do Atlântico e da Nova Inglaterra, com acúmulos de neve que podem superar 60 centímetros na área de Boston. As previsões citam nevasca entre 60 e 120 cm por hora, e os ventos fortes ameaçam provocar “quedas de energia elétrica dispersas”. Apagões e a impossibilidade de viajar por rodovias também estão previstos. Os governos dos estados de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência, e a prefeita de Boston, Michelle Wu, decretou emergência pela neve. “Vai ficar bastante feio”, disse Wu. “Será uma tempestade histórica”, afirmou.

(Com JP e AFP)