Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente e da faixa etária de 10 e 11 anos, sem comorbidades, foram imunizadas contra o Covid-19 na tarde de quarta-feira, dia 26, durante ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde na UniFTC de Itabuna. Ao todo, 200 crianças receberam a primeira dose da Pfizer Pediátrica durante a vacinação efetivada das 16 às 20 horas.
Dentre as crianças, Heivy Henrick, 11 anos, que estava acompanhado de seu pai. “Além de fazer bem, não dói. Eu quero dizer pra todo mundo que essa é uma oportunidade de se vacinar. Por isso, eu vim, porque, além de fazer pela minha saúde, faz bem para o próximo. E mesmo se vacinando, você tem que continuar se cuidando com a máscara, passar álcool em gel e lavar as mãos” alertou Heivy.
A professora Lusa Maria, 44 anos, levou o filho, Victor Manoel, para garantir a imunização e se disse aliviada com a aplicação da dose do imunizante. “Eu vejo essa vacinação como uma oportunidade de recomeço. E agora, com as crianças voltando às aulas, a gente se sente bem mais segura”, afirmou,
Dona Fernanda Torres, de 44 anos, mãe de Bento, 10 anos, o acompanhou para ser imunizado na ação da Secretaria Municipal de Saúde. “Estou emocionada. É uma satisfação, um sonho, porque as vacinas salvam. A importância dos pais vacinarem os filhos é muito grande, porque nesse momento se ainda temos muitos casos, são menores e mais leves do que aqueles antes das vacinas”, resumiu
O enfermeiro da Rede de Frio, José Victor Gomes afirma que esse é mais um grande passo para imunização das demais faixas etárias infantis itabunenses. “Hoje tivemos uma boa adesão das famílias. Graças à conscientização dos pais sobre a importância de trazer seus filhos para a vacinação. Poderemos avançar muito mais e contemplar mais crianças com e sem comorbidade,” afirmou.
A vacinação infantil prossegue nesta quinta e sexta-feira com a imunização das crianças de famílias vítimas das enchentes do Rio Cachoeira e das chuvas em dezembro passado que estão alojadas nos abrigos provisórios sob a coordenação da Prefeitura. Um novo calendário será divulgado na próxima semana estipulando locais, horários e faixas etárias para a imunização infantil.
ASCOM/PMI