8
Em entrevista exclusiva à TV JCO, Luiz Carlos Nemetz, um dos advogados do Jornal da Cidade Online, fala sobre as medidas que estão sendo tomadas para reverter a desmonetização que afeta o JCO, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que fere a liberdade de imprensa e tenta sufocar economicamente um veículo de comunicação que trabalha em prol da verdade.
“Em 40 anos de atividade, jamais vi, mesmo nos momentos mais sombrios, uma situação dessa natureza. Desde agosto de 2021, estamos tentando ter acesso aos autos. Nossa equipe não teve e não tem informações sobre que acusações pesam sobre o Jornal da Cidade Online. É um regime de verdadeira exceção, de quebra de princípios e normas de natureza processual e procedimental.
Já ingressamos com Habeas Corpus, Habeas Data, com uma representação no Conselho Nacional de Justiça, outra representação com apoio da OAB de Santa Catarina… É um absurdo essa decisão, ela precisa ser denunciada ao Brasil e ao mundo! É uma vergonha para o judiciário brasileiro, uma atitude de cerceamento de liberdade de imprensa e de liberdade de expressão”, ressaltou Nemetz.
Combate ao perfil apócrifo
O advogado apontou que havia, até 2018, uma relação umbilical entre a velha mídia e as estruturas de poder. Com o advento do governo Bolsonaro, isso mudou:
“Para se manter na oligarquia, eles alimentavam a mídia com os recursos mais absurdos possíveis. A alimentação financeira do estado para a grande mídia agora cessou, a gente está vendo isso na queda de audiência, queda de circulação de grandes jornais… Alguns integrantes desses grupos se organizaram e criaram um perfil apócrifo chamado Sleeping Giants.
Eles começaram a atacar empresas jornalísticas, como o Jornal da Cidade Online, que davam abrigo ao novo modo de governar o estado brasileiro. Nós descobrimos quem estava por trás do Sleeping Giants e estamos aprofundando as investigações”, adiantou Nemetz.
Confira: