ACIDENTE AÉREO EM UBATUBA-SP: Bombeiros fazem buscas por avião que caiu em mar aberto

compartilhar

Aeronave vinha de Campinas para o aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio

José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, estava como copiloto do bimotor que caiu em mar de Paraty, na Costa Verde do Rio

Rio – Bombeiros realizam buscas para encontrar tripulantes de um avião bimotor que caiu no mar de Ubatuba, no litoral de São Paulo. A informação inicial era de que a queda havia acontecido na região entre Paraty, na Costa Verde do Rio, e o estado paulista. A aeronave vinha de Campinas, em São Paulo, para o aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Os Bombeiros de São Paulo afirmaram que foram acionados 1h20 da madrugada pela corporação do Rio. 

Copiloto de bimotor que caiu em mar de Paraty, na Costa Verde do Rio Reprodução

A mãe do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, acompanhava o voo, perdeu o contato e acionou as autoridades. Ela alugou um barco na manhã desta quinta-feira para se dirigir à última coordenada captada da aeronave.

Havia três tripulantes no bimotor: comandante, copiloto e passageiro. Os demais não tiveram a identidade revelada. Uma foto divulgada por uma pessoa que acompanha as buscas na manhã desta quinta-feira mostra uma poltrona flutuando no mar na região da queda. Os bombeiros do Rio disponibilizaram equipes para dar apoio nas buscas em alto-mar entre Trindade e Ubatuba e acionaram os bombeiros de São Paulo. A ação de resgate às vítimas está sendo realizada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero).  

Já o Corpo de Bombeiros de São Paulo enviou uma uma embarcação e quatro homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para as buscas na região. “Recebemos um chamado via Corpo de Bombeiros (RJ) e posteriormente parentes do piloto entraram em contato, informando problemas em uma aeronave que posou possivelmente nas águas de Ubatuba (entre Ubatuba e Paraty)”, diz a nota. A FAB informou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado na noite desta quarta-feira (24) sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PP-WRS no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, às 4h15 de quinta-feira (25) um helicóptero H-36 Caracal do 3°/8° GAV iniciou as buscas na área delimitada, utilizando óculos de visão noturna. Às 6h35 a Força Aérea Brasileira localizou destroços com probabilidade de serem da aeronave desaparecida. A localização foi repassada aos órgãos de busca marítima e os voos continuam. O Corpo de Bombeiros de São Paulo divulgou a última referência de localização da aeronave, onde o Corpo de Bombeiros do Rio fez contato com o Corpo de Bombeiros de SP. As coordenadas são as seguintes: 23°24’48.0″S 44°47’59.0″W. (ODIA)