Ministério da Saúde definiu que todos os maiores de 18 anos, imunizados com a segunda dose há cinco meses, devem receber reforço
Por Agência O Globo
Com o anúncio da ampliação da dose de reforço para todos os adultos acima de 18 anos feito pelo MInistério da Saúde, os estados já começam, de forma gradativa, a adotar a nova orientação.
Antes, o reforço era destinado a idosos, imunossuprimidos — pessoas com baixa imunidade, isto é, com câncer, HIV ou transplantadas, por exemplo — e profissionais de saúde. O intervalo, que antes era de seis meses, também mudou e passou para cinco meses.
Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso do Sul já ampliaram a imunização.
As cidades do Rio de Janeiro já começaram a receber vacina para a ampliação. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunicou envio de mais de 700 mil doses de Pfizer para 86 cidades. A capital já divulgou o calendário.
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a partir desta quinta podem receber a terceira dose todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.